Destaque

IPSS’s de Vila Verde querem mais voluntários

O CLDS-3G Vila Verde, em parceria com o Banco Local de Voluntariado e a Rede Social, dinamizaram a sessão “Voluntariado: uma responsabilidade para todos/as”.

Esta sessão, realizada no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, teve por objetivo promover a reflexão e análise do levantamento das necessidades de voluntariado do concelho. Durante o mês de junho, foi administrado um questionário, disponibilizado on-line, junto das IPSS ́s e Juntas de Freguesia do concelho, para aferir não só a sua disponibilidade para acolher voluntários/as, como também o modo de desenvolvimento do voluntariado nas diferentes instituições.

No que respeita aos participantes no inquérito, 75% das respostas obtidas pertencem a IPSS ́s, tendo-se verificado que todas as instituições participantes se revelaram disponíveis para acolher voluntários/as, sendo que a maioria considera que dois/duas voluntários/as seria o desejável, preferencialmente com idades compreendidas entre os 26 e os 45 anos. A área da solidariedade social surge como área preferencial para acolher os/as voluntários/as e as pessoas idosas como o público-alvo de eleição para beneficiar da intervenção dos/as voluntários/as.

A análise conjunta dos resultados apresentados, permitiu concluir que os/as voluntários/as assumem um papel fundamental na concretização de diferentes projetos das instituições, sobretudo em IPSS ́s, e que a sua ação pode ser variada e deve ajustar-se às necessidades da comunidade. Neste sentido, é fundamental sensibilizar não só a comunidade em geral para o exercício do voluntariado, mas também apostar na formação das diferentes entidades e técnicos para que o acolhimento do/a voluntário/a se concretize com sucesso e de forma regulamentada.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo