Vila Verde

Prado. CLDS geriu “birras e comportamentos”

O CLDS3-G Vila Verde promoveu na EB 2,3 de Prado um workshop subordinado ao tema “Como gerir birras? Como lidar com o comportamento?”, dirigido aos pais e encarregados de educação dos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º CEB.

A realização deste workshop, contou com a presença de cerca de 60 participantes e permitiu uma reflexão conjunta do que são as birras e os problemas de comportamento, bem como uma análise de diferentes estratégias para lidar com as referidas situações.

Pais e encarregados de educação foram alertados para a importância do elogio, considerando que todas as crianças se comportam bem. Estratégias como o ignorar as birras e outros comportamentos negativos, o saber dizer “não” de forma assertiva e como forma de definição de limites, a importância da consistência entre os diferentes educadores na aplicação das regras e a necessidade de implicar as crianças nas suas escolhas e consequências do seu comportamento, foram algumas das estratégias abordadas e que visam, não só o controlo do mau comportamento, mas também a promoção de comportamentos positivos e adequados.

Assumindo que os problemas de comportamento consistem em padrões de comportamento tão difíceis que ameaçam as relações normais entre a criança e quem a rodeia, foi salientado que a intervenção nesta questão deverá resultar de uma ação conjunta e de responsabilidade partilhada entre todos os educadores, salvaguardando o princípio de que não se deve misturar castigo com afeto.

O workshop decorreu de forma bastante interativa, permitindo e facilitando a troca de experiências entre os presentes.

 

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo