Cultura

Ponte de Lima. Tradição do Arroz de Sarrabulho prossegue com a feira do Porco

O ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho, atraindo ao longo de todo o ano milhares de visitantes.

É durante a estação do inverno que este prato mais se saboreia. Assim, de 27 a 29 de janeiro, Ponte de Lima promove pelo nono ano consecutivo o certame dedicado ao Porco e seus derivados.

A Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho enquadra-se nos Fins-de- semana Gastronómicos promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e visa promover o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, mostrando também algumas iguarias derivadas do Porco, com destaque para os enchidos e fumados. Neste evento, os visitantes poderão encontrar propostas irresistíveis dos vários restaurantes do concelho, assim como, expositores de produtos regionais e artesanato.

Promovido pelo Município de Ponte de Lima no âmbito do projeto ‘Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta’, dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração, esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 15% de desconto, em Hotéis e Casas de Turismo aderentes, e a oferta do leite-creme por cada dose, nos restaurantes aderentes ao Ponte de Lima em Alta.

 

A abertura oficial da feira será sexta-feira, dia 27, às 17 horas com animação musical do Grupo Sto. André de Vitorino dos Piães. Em seguida e para abrir o apetite para o jantar, teremos a boa disposição de Mandinho e a sua banda. Os Contraponto são um grupo de jovens cantores, da cidade de Viana do Castelo, e vão atuar na Expolima às 21h30.

O sábado abre com o III Encontro de Produtores de Porco Bísaro de Ponte de Lima, que trocarão ideias e experiências sobre a produção e comercialização dos seus animais. Ao meio dia, a Tocata do Rancho Folclórico de Anais vai espalhar música pela vila, numa arruada desde a Expolima, pela alameda de S. João até ao largo de Camões.

Com um Sarrabulho de Ponte de Lima, não pode faltar o bom vinho que nesta zona também é rei, e por este motivo, às 17 horas, irá acontecer uma prova de vinhos de casta Loureiro de Ponte de Lima. Em seguida vai atuar o Duo Lethes, e para iniciar a noite contamos com a presença do grupo ‘Sons do Minho’ que animarão a feira até bem perto do fecho. O domingo amanhece com o Grupo de Bombos de Poiares em arruada até ao Largo de Camões, seguindo-se o Cachadinha e Amigos com a sua habitual boa disposição. Depois do almoço, nova arruada pelo Grupo de Bombos de Poiares, e às 15h30 poderão deliciar-se e aprender com o showcooking da Chef Lígia Santos, que irá confecionar a carne rainha da feira “O porco e seus enchidos, batata doce e azedas”. Às 17 horas, nova prova de vinhos com a casta de Loureiro de Ponte de Lima.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo