Destaque Vila Verde

Prevenção. Bombeiros alertam para incêndios em chaminés

Fernando André Silva

Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV) prestaram auxílio em oito ocorrências de incêndio em lareiras e recuperadores de calor, só durante o passado mês de janeiro. A situação provoca alguma apreensão por parte do comando dos BVVV que apela à prevenção das pessoas neste tempo mais frio.

Segundo Luís Morais, adjunto de comando, é um problema recorrente no inverno, mas este ano está a ser mais grave, fruto da intensa vaga de frio que se sentiu durante o início de 2017.

Falta de manutenção das lareiras (limpeza) e a própria construção das chaminés está na origem do problema, e Luís Morais, em declarações ao Semanário V, apela à prevenção. “Tivemos várias ocorrências, diferentes mas que incidem na mesma questão – falta de manutenção e limpeza adequada”, informa o adjunto de comando.

“Por vezes as pessoas acendem as lareiras depois de um longo período em que estão paradas e com o acumular dos anos, os resíduos vão-se apegando às paredes das chaminés, chegando a uma altura em que entram em combustão, provocando chamas”, informa o adjunto, apelando para que “caso vejam uma chama a sair pela chaminé quando acendem as lareiras ou salamandras, devem desligar a fonte de calor, e chamar os bombeiros” diz Luís Morais.

Outra medida de prevenção é na própria construção. “Geralmente as chaminés são construídas com lã de rocha envolvente e um pladour a tapar, mas nem sempre esse material é o mais adequado”, alerta Luís Morais, aconselhando ser “melhor gastar mais um pouco e colocar o material certo que evite este tipo de situação”.

(Notícia completa na edição impressa nº56 do Semanário V, já nas bancas)

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário