Cultura

Ponte da Barca. Feira do Livro de 17 a 21 de maio com grandes nomes nacionais

Partilhe esta notícia!

Diogo Piçarra, Valter Hugo Mãe ou Mário Augusto são alguns dos nomes de destaque deste ano, numa edição que mistura livros, música, apresentações de obras e encontros com autores

O concelho de Ponte da Barca recebe durante cinco dias a 24ª Edição da Feira do Livro, uma das mais antigas iniciativas culturais da vila que, como já vem sendo hábito, é pautada pela diversidade de atividades que congregam encontros com autores, apresentação de obras, concertos de música, entre outros.

A abertura da Feira do Livro de Ponte da Barca está prevista para as 10h, seguida do Encontro com ilustrador Sebastião Peixoto, e à noite (21h30) a apresentação do projeto Diogo Piçarra em Pessoa, que resulta do trabalho desenvolvido pelo músico e a Betweien, que desenvolve, concebe e implementa projetos inovadores.

Trata-se de um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria de Diogo Piçarra. No final, o autor fará uma sessão de autógrafos. A apresentação de livro ‘Homens Imprudentemente Poéticos’, de Valter Hugo Mãe (dia 19, às 21h30), um dos escritores mais importantes do panorama literário português, ou a Conversa entre autores ‘O papel da televisão nos dias de hoje’ – com Mário Augusto e Luís Castro (dia 20, às 22h) painel de jornalistas, autores e comentadores que dispensa apresentações, são outros dos destaques desta edição.

Durante a semana os escritores Pedro Lamares, John Gallo, Raul Minh’Alma, entre outros, farão também parte deste certame que vai incluir ainda diversas atividades para as crianças, como apresentações de livros infantis e juvenis, workshop de ilustração, Yoga, entre outras. Vai ter lugar também a Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

Estas propostas consolidam o aumento significativo do número de visitantes que ano após ano procuram a Feira do Livro, como aliás sublinha a vereadora da Cultura, Sílvia Torres: ‘na feira do livro de Ponte da Barca apostamos numa oferta diversificada, criando um espaço dedicado aos livros, à cultura, à pedagogia e ao lazer, o que tem contribuído para a afirmação deste evento como referência obrigatória na região’.

A 24ª Edição da Feira do Livro tem entrada livre em todos os eventos e decorre na Casa da Cultura, em Ponte da Barca.

Programa

17 de maio, quarta-feira

10:00 Abertura Oficial da XXIV Feira do Livro de Ponte da Barca.

10:15 Encontro com ilustrador – Sebastião Peixoto – alunos do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e interagir com o ilustrador debruçando-se nos seus livros “O País sem Números”, “O homem da nuvem escura”.

15:00 Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

21:30 Apresentação do projeto Diogo Piçarra em Pessoa, que resulta do trabalho desenvolvido pelo músico e a Betweien, que desenvolve, concebe e implementa projetos inovadores. Trata-se de um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria de Diogo Piçarra. No final, o autor fará uma sessão de autógrafos.
18 de maio, quinta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 Leitura animada – “Aqui há história…”, projeto de incentivo à leitura promovido pela CMPB, proporcionará um momento de diversão em redor de livros infantis aos meninos e meninas do ensino pré-escolar do concelho.

18:30 – Lançamento de livro “O Benemérito Farsante” – Boaventura Rodrigues da Silva, autor nascido em Ponte da Barca, atualmente residente em Vila do Conde, apresenta-nos a sua última obra, que conta o percurso de alguém que, da ruína na infância e perante as adversidades da vida, se consegue consagrar um herói.
21:30 “Entre Nós e as Palavras” – Pedro Lamares vem partilhar a sua paixão pelo universo poético, tentando desmistificar a relutância que a maioria das pessoas (não só os adolescentes, porque estes se tornam adultos e a distância permanece) têm em relação à poesia. Lê poemas, conta histórias sobre os autores ou sobre a forma como fez a aproximação a esses textos, peripécias do ofício, circunstâncias que lhe pareçam relevantes para ajudar a uma adequação mais tangível da poesia à nossa vida enquanto cidadãos, agentes sociais, pessoas pensantes e emocionais.
19 de maio, sexta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 I 14:00 I 15:00 – Encontro com ilustradora – Danuta Wojciechowska – alunos do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e trabalhar com a ilustradora debruçando-se nos seus livros “O que se vê no ABC”, “Um, dois, três, conta lá outra vez” e “Portugal para Crianças”.

18:00 Apresentação do livro “Floresta Negra” – John Gallo, um fotógrafo português que tem sido distinguido internacionalmente desde 1998, iniciou em 2015 uma série fotográfica focada na floresta ardida, com o objectivo de contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de preservar a natureza e de prevenir novos incêndios. Floresta Negra” é um livro de fotografia mas também um website, uma campanha de sensibilização e educação, exposições, workshops: um hino à natureza e aos heróis que a protegem. A exposição de fotografia estará patente durante a Feira do Livro.

21:30 Apresentação de livro “Homens Imprudentemente Poéticos” – Valter Hugo Mãe, considerado como um dos escritores mais importantes do panorama literário português, vem falar-nos deste que é o seu último livro e que nos transporta para a cultura japonesa através das vidas do artesão Itaro, do oleiro Saburo, da menina Matsu e Kame, entre outras.

22:30 Momento Musical com António Rocha e Inês Sousa
20 de maio, sábado
10:00 Abertura

10:30 I 11:30 Leitura animada de duas histórias “O Grufalão” e “A Boca que gritava demais” – Aqui há história…”, projeto de incentivo à leitura promovido pela CMPB.

15:30 Viajando pelas Artes – O Imaginário de Miró – Nesta atividada, destinada a crianças dos 4 -10 anos de idade, vamos falar sobre a vida e obra do pintor, replicar uma das suas obras com a ajuda de vários materiais e técnicas e ainda fazer jogos alusivos ao tema da pintura e do artista. Participação sujeita a inscrição prévia através do email [email protected]

17:00 Apresentação de livro “Agarra quem não te larga” – Raul Minh’Alma. Neste livro, a missão de Raul Minh’alma é dar voz aos corações que sofrem e às mentes que sonham e não querem deixar de acreditar no amor e na vida. É fazer o leitor sentir-se ouvido, compreendido e confortado, na dor ou na alegria. Larga Quem Não Te Agarra é composto por 500 textos com os relacionamentos como tema central.
22:00 Conversa entre autores “O papel da televisão nos dias de hoje ” – com Mário Augusto, Luís Castro e Felisbela Lopes. Este painel de jornalistas, autores e comentadores, que já dispensa apresentações – pelo seu trabalho literário e projeção mediática –, propõem uma reflexão e informal debate sobre a importância que a televisão tem nas nossas vidas, atualmente.
21 de maio, domingo
10:00 Abertura

10:30 Yoga com histórias – “ A lagartinha que tinha um sonho”. Nesta sessão de Yoga com Histórias vais ficar a conhecer e despertar o corpo e a mente! Diverte-te neste momento de magia! A atividade é dirigida a famílias com crianças entre os 4 e os 10 anos.

15:30 Lançamento Oficial do livro “Fernão de Magalhães – Eu não sirvo a Castela, sirvo o mundo inteiro” – João Manuel Ribeiro – Esta obra de literaturta juvenil, que conta com o apoio do Município de Ponte da Barca, conta-nos a história de vida do grande explorador dos mares, desde a infância em Ponte da Barca até à morte em Cebu, nas Filipinas e dos obstáculos que teve de ultrapassar para que fosse realizada a primera viagem de circum-navegação à Terra.

21:30 Apresentação do projeto musical “Pessoas de Fernando” – Miguel Fernandes, Gil Milheiro, Manuela Melo e Margarida Dias – Antologia de poemas de Fernando Pessoa, divididos em três esferas temáticas de criação do poeta (A Morte, O Amor, Do Sonho ao Desencanto) e depois musicados e declamados numa “simbiose artística inalienável”.

23:00 Encerramento da XXIV Feira do Livro de Ponte da Barca.

Comentários

topo