Destaque

Ribeira do Neiva. Casa do Povo com voluntariado vindo dos quatro cantos do mundo

Um grupo de sete jovens vindos de vários países estão em regime de voluntariado na Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN), e o Semanário V foi conhecer a história que os trouxe, e como têm vivido a experiência de lidar com os habitantes da região.

Bárbara e Alecsandra vieram da Hungria enquanto Maria veio da Alemanha. Estão em Ribeira do Neiva ao abrigo do programa da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais (AISEC), da qual a CPRN integra a rede de aderentes.

Erasmus+ da BragaMob trouxe voluntários do Brasil, Turquia e México

Ece Naz veio da Turquia acompanhada por uma colega grega, mas esta última não se adaptou. “Juro que não fui eu que a mandei embora”, diz, divertida, recordando rivalidades antigas entre turcos e gregos. “Ela não se adaptou e diz que tem saudades da cidade grande”, contou a habitante de Istambul ao V.

Do Brasil vieram ainda Beatriz e Emmanuelle, que, de todos os colegas estrangeiros, foram as únicas a queixar-se da barreira da língua. “A maior dificuldade foi mesmo a língua, porque não percebíamos muitos termos utilizados, mas agora já nos habituámos”, conta Beatriz, fazendo um balanço muito positivo do trabalho com os idosos.

Experiência enriquecedora para as crianças

Paulo Guimarães, da CPRN, disse ao V que a experiência está a ser “fantástica” e “enriquecedora”, especialmente para as crianças. “Este tipo de experiências ajudam a que as crianças comecem a praticar mais a lingua inglesa no dia-a-dia, permite que desenvolvam as relações inter-pessoais para além de conhecerem a realidade de outras culturas diferentes da nossa”, explicou ao V.

(Leia a reportagem completa em destaque na edição n.º 80 do Semanário V, já nas bancas em Vila Verde, Braga e Amares)
Partilhe esta notícia!

Comentários

topo