Os moradores da zona envolvente ao santuário de Mixões da Serra, na freguesia de Valdreu, em Vila Verde, estão assustados com o estado de algumas árvores de grande porte plantadas em pleno Santuário.
Os avisos já vêm desde o ano passado, primeiro em agosto e depois em dezembro, quando Arménio Braga denunciou ao V o estado dos candeeiros e das árvores.
Na sequência das notícias, a Junta de Valdreu acabou por substituir os candeeiros a tempo da Benção dos Animais, em junho último, mas as árvores continuam podres, anunciando uma queda.
“Todos os domingos, são milhares de pessoas que acorrem a este santuário”, diz dona Delfina, dona da antiga mercearia e moradora no local. “Já caíram alguns ganos que estão completamente podres”, explica.
Já Arménio Braga diz mesmo que a maior parte das árvores estão secas e prestes a cair.
“Se isto cai a um domingo, vai ser aqui uma tragédia”, aponta o local.
Recorde-se que na passada terça-feira, uma árvore de grande porte, que dava sinais de estar a ficar podre, caiu sobre um grupo de fieis, na Senhora do Monte, ilha da Madeira, matando mais de uma dezena de pessoas e ferindo várias dezenas.
Reparos a cargo da Confraria de Santo António
A substituição das árvores está a cargo da Confraria dos Irmão de Santo António de Mixões da Serra, que exploram o santuário, mas devido a condições financeiras desfavoráveis, o tesoureiro indicou ao V que não há dinheiro para esses arranjos e que foi pedida ajuda na Câmara Municipal ainda durante 2016.
A Câmara procedeu à substituição dos postes de iluminação, mas as árvores centenários mantêm-se no santuário.
Comentários
