Vila Verde

Autárquicas. José Morais trouxe Ministro da Agricultura a Vila Verde

Redação
Escrito por Redação

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esteve em Cabanelas, na qualidade de dirigente nacional do Partido Socialista, a fim de manifestar o seu “forte apoio à Candidatura de José Morais a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde”. Capoulas Santos sublinhou o “dinamismo e irreverência saudável” do candidato do PS de Vila Verde e defendeu que “o país precisa desta nova geração de autarcas, persistentes, enérgicos e com novas ideias”.

Capoulas Santos dirigiu-se, depois, aos agricultores que se juntaram no salão nobre da Junta de Freguesia de Cabanelas e que tiveram como anfitrião António Esquível Gomes, autarca cabanelense, para tecer algumas considerações sobre o sector agrícola, “o sector da economia que mais cresce atualmente”.

“Estamos a falar do sector que mais exporta percentualmente e que mais tecnologia tem incrementado na sua atividade. Os agricultores estão de parabéns, pela forma inteligente como tem sabido dar a volta e conferir novo dinamismo a um sector fortemente abalado pela crise vivida há uns anos”, referiu Capoulas Santos.

No entender do dirigente socialista, “o desenvolvimento económico de concelhos como Vila Verde tem que saber abraçar e aproveitar todo o potencial que a agricultura encerra”. Para os próximos anos, o Governo traçou linhas de atuação com forte incidência no regadio e nas florestas. Por exemplo, o programa de regadios prevê a expansão dos mesmos, nos próximos anos, para cerca de 93 mil hectares, com a “recuperação de regadios estagnados e criação de novos”.

O Governo quer, ainda, “discriminar positivamente a pequena agricultura familiar”, estudada neste momento por vários ministros do Governo, a fim de a manter como um “garante sustentável das famílias do mundo rural que a ela se queiram dedicar”.

Capoulas Santos frisou, por outro lado, o aumento da atividade no setor dos laticinios, que conheceu um aumento de exportações na ordem dos 30%.

Em jeito de conclusão, o Ministro da Agricultura afirmou que “apesar das secas, o sector agricola tem-se portado muitíssimo bem”. No entanto, alertou, “é cada vez mais importante que os Municípios e as autarquias locais assumam um papel mais pro-ativo e que assumam alguma responsabilidade no auxílio ao sector, tal como o tem feito Esquível Gomes”.

Recorde-se que José Morais, candidato do PS a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, anunciou há dias a criação de um “Conselho Municipal de Agricultura, que englobará todos os agentes concelhios que trabalhem no setor”, entre os quais associações de agricultores, cooperativas agrícolas, associações de produtores, empresários agrícolas e demais agentes ligados ao setor. Além disso, considera importante “construir instalações, ou adaptar instalações já existentes, para o funcionamento de um mercado agrícola na sede do concelho”. “Cuidar dos caminhos agrícolas garantindo a sua segura transitabilidade durante todo o ano e proceder à abertura de novos caminhos, aonde tal se mostre fundamental para as explorações agrícolas deles carecidas” são outras das medidas propostas no programa eleitoral da sua candidatura.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação