Destaque Vila Verde

Saúde. Esperança média de vida em Vila Verde é a maior do país

Fernando André Silva

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou dados relativos à Esperança Média de Vida em Portugal, e a região do Cávado, em termos de áreas geográficas, é a que apresenta a EMV mais elevada (81,45 anos). Já os menores valores foram registados nas regiões autónomas e no baixo Alentejo, ambos abaixo de 79 anos.

Os números divulgados mostram que, apesar de a esperança média de vida continuar a ser superior entre as mulheres, “a diferença para os homens tem vindo a diminuir, sendo agora de 5,72 anos (face a 6,02 em 2008-2010)”.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as mulheres vivem, em média, até aos 83,33 anos.  Já os homens vivem mais no Norte: 78,07. “Nos últimos seis anos, os ganhos mais elevados de longevidade à nascença verificaram-se na região de Leiria (2,08 anos) e o menor foi em Trás-os-Montes (0,35 anos)”, indica o INE, assinalando que em nenhuma área geográfica houve um recuo.

Por regiões, “na região Norte verificaram-se os valores mais elevados para a esperança de vida à nascença para o total da população (80,99 anos) e para os homens (78,07 anos)”, revela o INE. Já para as mulheres, foi na região Centro que se verificou o valor mais elevado (83,66 anos). Do lado oposto está a Região Autónoma dos Açores, onde a população vive, em média, 77,28 anos.

“A esperança de vida aos 65 anos atingiu 19,31 anos, para o total da população”, com os homens a viverem, em média, mais 17,44 anos e as mulheres mais 20,73 anos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista