Cultura Destaque Vila Verde

Festa das Colheitas. “Caurdos”, concertinas, desfiles de pecuária e muita TVI

Fernando André Silva

Chegou ao fim a edição de 2017 da Festa das Colheitas, com o auge a ser a transmissão da TVI para todo o mundo, durante a tarde deste domingo, numa emissão de seis horas em direto de Vila Verde.

Foram milhares de pessoas a acorrer à vila durante este domingo para assistir à chuva de estrelas que pisavam os palcos do recinto, e junto à Praça de Santo António, onde o programa foi emitido em direto.

Durante a tarde houve também tempo para um desfile de concertinas, que se juntou em uníssono junto à Antiga Adega, e deu música pelas ruas da vila até ao recinta da festa.

Mas houve ainda tempo para um desfile de carros rolantes durante a manhã deste domingo, sob organização dos Clássicos Rolantes de Vila Verde.

Já durante o dia de ontem, o forte foi mesmo o concurso pecuário e avícola, que teve o apoio da CAVIVER e da AMIBA, sob “o intuito de promover e valorizar o trabalho desenvolvido pelos produtores no setor agropecuário, que continuam a manter bem viva a força do mundo rural”.

Pelo meio, houve ainda tempo para o habitual desfile que ajuda a abrilhantar o evento. Os animais a concurso saíram em cortejo rumo ao Campo da Feira, ‘palmilhando’ uma das principais artérias da sede de concelho e regressaram depois ao ponto de partida.

Ainda no sábado houve concursos do mel, broa, marmelada e geleia. Ao final da tarde, o Palco das Colheitas recebeu o concerto da Academia de Música de Vila Verde.

Ao início da noite, foi a vez da XVI Festa do Caurdo, com um banho de multidão. No total, foram servidas mais de duas dezenas de caldos diferentes, confecionados com os produtos locais por outros tantos grupos folclóricos vila-verdenses. No final da noite tinham sido consumidos mais de mil e quinhentos litros de caldo, acompanhados com broa e vinho à discrição.

Já o dia de hoje ficou marcado ainda pelo passeio de cicloturismo, corrida de cavalos, uma aula de Zumba e pela missa das colheitas.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista

Deixar um comentário