Destaque Região Vila Verde

Incêndios. Bombeiros, GNR e Sapadores “unidos” evitaram possível catástrofe no Gerês

Fernando André Silva

Várias corporações de bombeiros e sapadores do norte do país, entre as quais a de Vila Verde, estiveram envolvidas numa operação de combate a incêndio na Mata da Albergaria, na zona transfronteiriça do Parque Nacional Peneda Gerês, concelho de Terras de Bouro, em conjunto com os GIPS e com a GNR.

Um incêndio que lavrava em Ourense, na zona da Galiza, a poucos quilómetros da fronteira, mobilizou um contingente especial do lado português da fronteira para evitar que as chamas alastrassem ao território nacional, algo que foi atingido com sucesso depois de uma intervenção “musculada” no terreno, avançou ao V um dos operacionais envolvidos no combate.

“Chegamos a fazer três horas a pé sempre a combater as chamas e depois tivemos que andar outras três horas a pé para regressarmos porque não havia outra forma de penetrar onde as chamas lavravam”, indicou a mesma fonte.

As chamas lavraram com maior intensidade ao início da tarde de terça-feira, mobilizando várias corporações, entre as quais a Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) de Vila Verde.

Nas imagens, a vista do momento crítico do incêndio a partir da freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista