Mara Alves Opinião

Opinião de Mara Alves: “A encruzilhada do PSD”

Mara Alves
Escrito por Mara Alves

Quem acha que a vida política de Pedro Passos Coelho terminou a 1 de Outubro de 2017 está redondamente enganado. Para muitos militantes do PSD, Pedro Passos Coelho é o líder que não perdeu umas eleições legislativas. Que ganhou a Sócrates e, depois de quatro anos a governar um país com uma política de austeridade violenta, ganhou as legislativas a António Costa. Para a maioria dos militantes, Pedro Passos Coelho é um resistente e um vencedor, alguém a quem a história um dia fará justiça.

Nestes últimos dias a São Caetano está em alvoroço laranja, mas uma frase de Bernardo Ferrão resume tudo: “Santana traz a alma que o PSD precisa e Rio a folha de Excel. O problema é que o PSD precisa dos dois: do coração e da razão.

Mais do que escolher um novo líder, o PSD deve preparar o futuro com uma verdadeira discussão do que é, e o que quer ser: Social-democrata? Liberal? Conservador? Quer ser um partido aglutinador do Centro Direita e da Direita? Ou quer ser uma espécie de PS? Quer ser o partido dos pequenos e médios empresários, dos trabalhadores liberais, da classe média? Ou quer ser isto tudo ou nada disto?

Esta é a altura certa para discutir com os militantes e simpatizantes do PSD e juntos decidirem o futuro, o pensamento do partido, os caminhos que este deve trilhar para ser útil a Portugal, aos portugueses.

O próximo líder terá um longo e doloroso caminho de espinhos, ou seja, tem de ressuscitar, recuperar o eleitorado perdido e reganhar a própria confiança. Destino demasiado difícil. Mas não impossível. Em política, como na vida, o jogo muda a cada instante. Isso é algo provado. Pela história. E pelo país. P.S. Quanto o que se passa na Espanha. O problema catalão é um enorme desafio e essencialmente uma questão implantada na contemporaneidade da evolução política. Por outro lado, o regime ‘reinante’ em Espanha é uma situação cada vez mais retrógrada.

Comentários

Acerca do autor

Mara Alves

Mara Alves

Licenciada em Administração Pública