Braga Região

Braga. “Mariana Num Mundo Igual” pela igualdade de género

Foto: MOVE
Redação
Escrito por Redação

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinalou no passado dia 24 de Outubro, o Município de Braga apresentou o projecto pedagógico ‘Mariana Num Mundo Igual’. Este é o resultado do trabalho desenvolvido pela empresa ‘Betweien’, com o apoio do Município, em parceria com Mariana Monteiro, actriz, apresentadora e ‘Champion da Igualdade de Género e de Oportunidades’.

A apresentação do projecto teve lugar no Museu D. Diogo de Sousa e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques.

Destinado a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, este projeto tenta alertar para a necessidade de promover a igualdade de género, assim como de combater a discriminação no contexto educativo.

Inseridas numa sociedade que frequentemente associa certas características, ações, profissões, entre outros aspetos, às meninas e aos meninos, este projeto pretende sensibilizar as crianças a adotar atitudes e comportamentos não discriminatórios, alertando-os para a importância da promoção da Igualdade do Género e de Oportunidades.

Deste projecto resultou o livro ‘Mariana no Mundo Igual’ através do qual a actriz ajuda os jovens a “compreender, ultrapassar e a não promover a discriminação”, interpelando os alunos, alertando-os para a importância da promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades.

Recorde-se que ainda no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Braga deu também a conhecer a cerca de mil alunos de cinco escolas do Concelho o projecto ‘Livres e Iguais’, uma iniciativa de carácter pedagógico de promoção do Interculturalismo, resultante da parceria entre o músico Carlão e a Betweien, com o apoio do Município de Braga.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação