Artur Caldeira, conhecido guitarrista bracarense efetuou no passado dia 10 de outubro, em Chiesa Santa Maria de Lama, na cidade italiana de Salerno, um recital a solo para um público entusiasta, integrado no ano académico do Conservatório de Música Guiseppe Martucci.
A convite do professor italiano de música Gianluici Giglio, o artista bracarense promoveu igualmente um masterclasse para cerca de 10 alunos italianos, na aula magna daquele conservatório de Alta Formação Artística e Musical, nos dias 11 e 12 do mesmo mês.
Natural de Braga, Artur Caldeira é licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação Artística pela ESMAE, onde é atualmente professor. A seguir à licenciatura e ao mestrado Artur Caldeira recebeu o título de Especialista em Música.
No próximo dia 9 de dezembro de 2017 será um dos convidados especiais de Maria Ana Bobone num concerto a ter lugar no Teatro S. Luís em Lisboa. Premiado em vários concursos, fundou o grupo “Som Ibérico”, para o qual escreveu vários arranjos de temas da Música Popular Urbana Portuguesa.
Com este grupo participou em importantes festivais de World Music na Península Ibérica e gravou um CD. Em Música de Câmara trabalhou ainda com José Pina e Jed Barahal. A sua versatilidade permite-lhe abordar um repertório que abrange diversos idiomas musicais, incluindo o Jazz.
Destaca-se também pela sua ligação ao Fado, tendo acompanhado fadistas como Carlos do Carmo, Mariza e João Braga, entre outros.
Comentários
