Para assinalar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), comemorado a 15 de novembro de 2017, o Serviço de Pneumologia do Hospital de Braga vai realizar uma ação de deteção precoce na Entrada Principal do Hospital, das 9:30 às 15:30 horas.
Neste dia serão realizadas espirometrias, um exame respiratório que permite o registo de volumes e dos fluxos de ar e que deteta de forma eficaz os primeiros sinais de obstrução das vias aéreas. Este teste deve ser realizado por todos os indivíduos com fatores de risco e que apresentam sintomas como falta de ar, cansaço ao realizar esforços ou atividades quotidianas e tosse há mais de 8 semanas, com ou sem expetoração.
Para além deste teste, os profissionais de saúde vão levar a cabo uma ação de sensibilização sobre as doenças respiratórias mais comuns e promover sessões de treino de diferentes inaladores e respetivas técnicas inalatórias.
Saiba mais sobre a DPOC
A DPOC é uma doença pulmonar grave que se carateriza por sintomas respiratórios crónicos e limitação ao fluxo de ar. Tosse, expectoração, cansaço e falta de ar são os principais sintomas desta doença, sendo o tabaco o seu principal desencadeador.
Atualmente é considerada a 4ª causa de morte no mundo, sendo responsável por 3 milhões de mortes anuais. Em Portugal, o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias estima existirem 800 000 doentes com DPOC, com uma prevalência de 14% na população com mais de 40 anos.
Comentários
