Foi há dezanove anos, em 1998 que começaram as responsabilidades de gestão da saúde em Vila Verde pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
Nesta altura foi construído o centro de saúde novo e deixaram o hospital público ao abandono, acção que fez com que o Ministério da Saúde, entendesse que a melhor solução seria a gestão da unidade hospitalar passar para as mãos da Santa Casa de Vila Verde liderada pelo actual Provedor Bento Morais.
Depois de várias diligências encetadas junto da ARS-Norte, assinou- se um acordo de cooperação para prestação de cuidados de saúde, e fizeram-se obras de limpeza, pintura e algumas beneficiações, inauguradas no ano de 1997 com a presença da então Ministra da Saúde, Maria de Belém. Iniciou-se a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares, passo a passo, e, cautelosamente, iniciaram o investimento na saúde.
Na década 2000/2010 o reconhecimento começa a fazer-se sentir pelo bom serviço que se prestava aos doentes fazendo crescer a sua visibilidade e crítica positiva nas diversas entidades ligadas à saúde. Depois de muita luta com as autoridades da saúde, e o número de doentes e utentes sempre a aumentar em todas as especialidades e exames, houve necessidade de aumentar a capacidade do hospital e assim melhorar todos os serviços .
Após candidatura apresentada ao ON.2 (CCDR Norte) e concurso público, iniciaram-se as obras de remodelação e ampliação de todo o edifício hospitalar, que atualmente tem o dobro da capacidade que tinha. Estas recentes obras de remodelação e ampliação do hospital, foram inauguradas em 2015 pelo então Ministro da Saúde, Paulo Macedo. O hospital trabalha em todas as especialidades, houve uma requalificação do bloco operatório e de todas as instalações. O hospital tem agora 3 salas de operação equipadas com a mais alta tecnologia, maternidade a funcionar em pleno, e equipamento de imagiologia do melhor do país, com a aquisição da ressonância magnética no ano transacto, que foi um ponto marcante para a saúde em Vila Verde. Um investimento para o bem-estar dos doentes, e claro no melhoramento constante do diagnóstico da doença por parte da equipa médica. Hoje, o Hospital da Misericórdia de Vila Verde é um hospital de referência, com uma equipa de topo e equipamento de última geração.
De destacar também as Unidades de Cuidados Continuados com um total de 83 camas, repartidas entre média duração, longa duração, paliativos e convalescença. Desde o início de atividade que o Hospital da Misericórdia de Vila Verde acolhe todos os dias centenas de doentes e utentes que procuram os seus serviços. Para acompanhar todo este processo de crescimento, foram construídos postos de trabalho que foram preenchidos por jovens, principalmente de Vila Verde, e hoje apresentam uma equipa com mais de 600 colaboradores e mais de 130 médicos.
“Muito empenho e dedicação de todos os nossos colaboradores. São 19 anos de muita luta. Começamos com cerca de 54 colaboradores em toda a instituição e hoje somos uma equipa coesa, dinâmica que trabalha sempre em prol do melhor serviço para os nossos doentes. Destaco sem dúvida o investimento ao nível da tecnologia. Neste momento posso dizer que temos uma unidade de imagiologia, gastroenterologia e oftalmologia com equipamento de topo e 3 blocos operatórios a trabalhar em pleno com meios de diagnóstico de última geração”, refere o Provedor Bento Morais, destacando a unidade de imagiologia e o investimento feito a pensar num melhor diagnóstico da doença por parte de toda a equipa médica.
O hospital possui TAC, RAIO-X, ecógrafos, Mamógrafo único no Norte do país, TAC Ocular e a última aquisição do hospital, a ressonância magnética de última geração,
completando a unidade, reconhecida a nível internacional. Quanto aos momentos mais marcantes o Provedor refere que “não é fácil de eleger um momento especial e marcante. São inúmeros momentos dos quais me orgulho muito. A ampliação do hospital foi um grande passo dado por e pela nossa instituição para servir os nossos doentes e o nosso concelho, e é, sem dúvida, uma referência na saúde no plano nacional, graças ao nosso esforço e dedicação”.
Uma referência no Norte e em todo o país na área da saúde que faz do Hospital da Misericórdia um elemento impar no concelho de Vila Verde, crescendo todos os anos com um investimento reconhecido e rigoroso em tecnologia que o destaca em diversas áreas, atingindo o destaque de Excelência Clínica pelos SINAS e o certificado de qualidade que é maus um reconhecimento por este trabalho exemplar ao longos dos últimos 19 anos.
Comentários
