Como já vem sendo habitual, a Sé de Braga comemora a 5 de Dezembro o Dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade bracarense. é já uma tradição na Sé de Braga. Na Sé foi responsável por várias reformas e mandou construir uma Capela que dedicou a S. Nicolau e onde está sepultado.
O Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, mais uma vez, a representação “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”. A actividade, “além do seu interesse educativo”, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral, afirmam os responsáveis.
S. Geraldo nasceu em Cahors, França. Entrou muito novo para o Mosteiro de Moissac, onde estudou e se tornou famoso pelas suas qualidades humanas e intelectuais. Foi Arcebispo de Braga de 1099 a 1108. Morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro de 1108, durante uma visita pastoral que realizava pelas terras.
Programa:
08:30h Abertura da Capela de S. Geraldo
10:00h Largo D. João Peculiar – Distribuição da Fruta (CMB)
10:30h “S. Geraldo e o Milagre da Fruta” – representação teatral, pela Escola EB1 da Sé
17:30h Missa Solene em honra de S. Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com a presença do Cabido da Sé de Braga, Presidente do Município e Vereação
18:30h Visita das entidades à Capela de S. Geraldo
21:30h Theatro Circo: Concerto Comemorativo do Dia de S. Geraldo, pela Orquestra do Norte
Comentários
