Braga

INEM. Nova VMER de Braga entra em funcionamento na segunda-feira

Partilhe esta notícia!

É já na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, que entra oficialmente em funcionamento a nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) disponível no Hospital de Braga para assistir os concelhos de Braga, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, entre outros da periferia do concelho bracarense.

Apesar da data oficial ser a próxima segunda-feira, a nova VMER já está em testes, e a prestar assistência, a partir deste sábado.

Esta medida pretende salvaguardar a segurança dos médicos e enfermeiros que se deslocavam até agora para ocorrências ao volante de uma VMER mais antiga, com menos condições de segurança e com menos meios técnicos ao dispor. Esta nova VMER integra, por exemplo, um sistema mais preciso de GPS, útil quem se desloca de forma urgente e a grande velocidade.

A nova viatura foi adquirida pelo Hospital de Braga em parceria com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e está agora ao serviço no âmbito da requalificação e renovação da frota de VMER’s do INEM, a nível nacional, com 22 novas viaturas disponíveis em centros hospitalares.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e que dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Atua na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Comentários

topo