Braga Destaque Região

INEM. Nova VMER de Braga entra em funcionamento na segunda-feira

Fernando André Silva

É já na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, que entra oficialmente em funcionamento a nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) disponível no Hospital de Braga para assistir os concelhos de Braga, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, entre outros da periferia do concelho bracarense.

Apesar da data oficial ser a próxima segunda-feira, a nova VMER já está em testes, e a prestar assistência, a partir deste sábado.

Esta medida pretende salvaguardar a segurança dos médicos e enfermeiros que se deslocavam até agora para ocorrências ao volante de uma VMER mais antiga, com menos condições de segurança e com menos meios técnicos ao dispor. Esta nova VMER integra, por exemplo, um sistema mais preciso de GPS, útil quem se desloca de forma urgente e a grande velocidade.

A nova viatura foi adquirida pelo Hospital de Braga em parceria com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e está agora ao serviço no âmbito da requalificação e renovação da frota de VMER’s do INEM, a nível nacional, com 22 novas viaturas disponíveis em centros hospitalares.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e que dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Atua na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista