Destaque Vila Verde

Vila Verde. Recomendações da Proteção Civil para enfrentar a “Ana”

Fernando André Silva

A Proteção Civil colocou o distrito de Braga, e mais sete outros distritos, em alerta vermelho, devido ao mau tempo e à passagem da tempestade “Ana”, para este domingo e para segunda-feira.

Segundo Luís Morais, coordenador da Proteção Civil do Município de Vila Verde, neste momento, o mais preocupante são “as derrocadas em áreas ardidas”.

Ao Semanário V, o coordenador aponta especial precaução aos automobilistas que passem em estradas conjuntas a área recentemente ardida, podendo a chuva intensa levar a derrocadas, “invadindo” a faixa de rodagem.

Luís Morais deixa ainda o alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, e a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

Inundações em estruturas subterrâneas com má drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, a queda de ramos ou árvores em virtude do vento mais forte e “fenómenos geomorfológicos”, vulgo, derrocadas devido à instabilidade do solo pela perda da sua consistência.

Luís Morais deixa o apelo para que a população possa garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

O coordenador indica ainda uma condução defensiva a adota na estrada, reduzindo a velocidade e estar atento às vias, devido ao gelo e aos lençóis de água, e nunca atravessar zonas inundadas, de carro ou a pé, para além de se ter atenção ao passar em zonas com árvores, devido ao perigo de as mesmas caírem.

“Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança”, finaliza Luís Morais.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista