Destaque Vila Verde

Vila Verde. “Ser fixe é não fumar…”

Redação
Escrito por Redação

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional, de três alunas da Turma Técnico Auxiliar de Saúde 3º ano, cujo tema é “ Tabagismo”, foi assinalado o Dia Mundial do Não Fumador, que se comemora no dia 17 de novembro.

Na maioria dos casos a iniciação tabágica ocorre na puberdade e a dependência instala-se durante a adolescência. A adolescência é o período de experimentação de um vasto conjunto de comportamentos e estilos de vida, no sentido de procura de identidade e de autonomia, de aceitação pelo grupo de pares e da procura de afirmação. Na perspetiva do adolescente, experimentar tabaco pode funcionar como uma forma de chamar a atenção, de atingir a independência, a maturidade ou a popularidade.

O consumo de tabaco exige, por isso, um trabalho preventivo específico para a redução destes riscos e para a promoção de fatores de proteção junto dos adolescentes. Neste sentido, as alunas fizeram um vídeo onde abordavam a relação entre a popularidade e o início dos hábitos tabágicos, tendo recolhido depoimentos de professores e alunos com o mote: ” Ser fixe é não fumar…Sê embaixador desta causa”.

Também, elaboraram um cigarro que continha vídeos e informações sobre os malefícios do tabaco, com o intuito de contribuir para a aquisição de comportamentos de promoção da saúde e prevenção das doenças e dependências, por parte da comunidade escolar.

Em suma, neste Dia Mundial do Não Fumador, a palavra de ordem foi: Prevenção. Prevenção. Prevenção.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação