Braga Desporto Destaque

Cidade Europeia do Desporto. Braga preparada para a “final-four” da Taça da Liga

Redação
Escrito por Redação

Realizou-se este sábado, dia 16 de dezembro, em Gondomar, cerimónia de encerramento da Cidade Europeia do Desporto Gondomar 2017 que ficou marcada pela passagem de testemunho para o Município de Braga que, em 2018, irá ostentar este título atribuído pela Associação de Capitais e Cidades Europeias de Desporto (ACES).

A cerimónia, que teve lugar no Multiusos de Gondomar, contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e da vereadora do Desporto, Sameiro Araújo.

2018 será, assim, um ano intenso, repleto de eventos das mais variadas modalidades. Segundo Ricardo Rio, o grande objetivo é que esta distinção tenha continuidade no futuro.

“Queremos que a Cidade Europeia do Desporto seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população. Todas as atividades programadas têm o intuito de alargar o desporto a todos os cidadãos”, afirmou o autarca no final do espetáculo multimédia inspirado nos quatro elementos da Natureza: Terra, Ar, Água e Fogo.

Com a atribuição deste título, Braga foi reconhecida como exemplo europeu na promoção do Desporto. O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspectos que contribuíram para que a candidatura Bracarense fosse vencedora durante o processo de selecção.

Por seu turno, a Vereadora Sameiro Araújo adiantou que são muitas as iniciativas programadas para desenvolver em 2018.

Desde um campeonato nacional de remo indoor, três competições internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outras, fazem parte de um vasto programa que não comtempla apenas a vertente desportiva. “Queremos criar uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”, referiu Sameiro Araújo.

A Cidade Europeia do Desporto 2018 arranca já em Janeiro com a “final four” da Taça da Liga de futebol, um dos pontos fortes da programação.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação