Destaque Vila Verde

Soutelo. Juntou-se à mesa para o bacalhau de Natal

Redação
Escrito por Redação

A união entre a comunidade e o espírito altruísta da população são dois dos maiores trunfos da outrora periférica freguesia de Soutelo, que vai ganhando cada vez mais protagonismo na nossa região. Para celebrar os laços de amizade e fraternidade que se criaram, a grande família soutelense reuniu-se para o altamente concorrido convívio de Natal, que contou com a presença de mais de 300 pessoas. O evento decorreu no passado sábado, 16 de dezembro, no Centro de Dinamização Empresarial de Soutelo.

À medida que o outono se vai esfumando, começa-se a sentir os rigores do general inverno. No entanto, a noite fria não demoveu a vontade de centenas de pessoas, que responderam afirmativamente ao repto da Junta de Freguesia e ajudaram a criar uma bela moldura humana, que trouxe brilho redobrado ao serão. O frio ficou todo lá fora e no interior já não havia frio que ‘pegasse’. Entre conversas e gargalhadas, brindes e reencontro de velhos amigos, a temperatura era amena e agradável. A iniciativa revelou-se, uma vez mais, um palco de excelência para estreitar os laços de amizade dentro da comunidade e proporcionar à população momentos de pura descontração.

Ambiente animado e divertido

O ambiente de boa disposição generalizada foi subindo de tom à medida que a noite progredia e culminou numa chuva de gargalhadas com a atuação do jovem comediante Pedro Soares. De repente, começaram a chegar convidados inesperados. Cristiano Ronaldo juntou-se à festa. Depois Pinto da Costa e logo a seguir Cavaco Silva, entre muitos outros. Um desfile de celebridades encarnadas pelo jovem humorista Pedro Soares, especialista na imitação de vozes.

Não faltou também a gastronomia da época e o bacalhau cozido, acompanhado com batatas e legumes, foi o prato principal. O bom vinho da nossa região, os doces natalícios e um caldo minhoto ajudaram a enriquecer a ementa. Como já vem sendo habitual, um grupo de soutelenses uniu esforços com a Junta de freguesia e trabalhou de forma abnegada e altruísta para dar vida a um dos momentos mais aguardados da agenda local.

“Espírito de união e partilha que é de louvar e enaltecer”

Durante o evento, o presidente da Junta de Freguesia de Soutelo, Filipe Silva, fez questão de agradecer a todos os presentes pela adesão massiva a uma iniciativa imbuída num “espírito de união e partilha que é de louvar e enaltecer”. O autarca soutelense deixou também um agradecimento sentido às dezenas de voluntários que, uma vez mais, voltaram a unir esforços com a Junta de Freguesia para garantir o sucesso da iniciativa.

“Gostaria de agradecer a todos os soutelenses por hoje estarem aqui em família a celebrar o Natal e que durante todo o ano vivem com espírito de comunidade. São muito importantes estes momentos em que estamos relaxados e descontraídos, em ambiente de confraternização. O Natal é acima de tudo paz, muita paz, e é isso que vos desejo e às vossas famílias e amigos”, afirmou, deixando ainda um agradecimento “a todos os que trabalharam durante semanas para preparar este evento e a todos os soutelenses pelo espírito interventivo que tem contribuído em larga escala para o desenvolvimento da freguesia”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação