Braga Cultura Destaque

Cultura. Duo de eletrónica de Braga tem o melhor álbum do ano, diz a BLITZ

Foto: Tiago da Cunha/Facebook
Fernando André Silva

O duo de música eletrónica “Ermo”, de Braga, foi destacado esta quarta-feira pela revista BLITZ como autores do “álbum do ano”.

O álbum, “Lo-Fi Moda”, saiu para as lojas em julho deste ano, quando recebeu a crítica máxima pela mesma revista.

“Os Ermo situam-se entre Braga e o interface digital mais próximo, num álbum que é um singular prodígio pop”, disse na altura Carlos Rui Abreu, crítico da revista especializada em informação musical BLITZ, sobre o último álbum dos Ermo, que faz da música eletrónica modo de vida.

Os bracarenses, que apresentaram o álbum no final de novembro no Vodafone Mexefest, ficaram à frente de outros nomes emergentes do cenário musical português, como Surma, que “explodiu” durante o ano com o álbum “Antwerp”, que levou a prata no top da revista.

Amantes do “pop obscuro”, a dupla, composta por António Costa e Bernardo Barbosa, começou a dar nas vistas em 2012, e explodiu no panorama musical depois de uma digressão pelo Brasil, em 2014.

Sobre o nome da banda, e a própria posição que quer assumir no panorama nacional,  António Costa dizia em entrevista que “Ermo é um sítio onde não está ninguém e é basicamente esse o posicionamento que nós queremos ter na música portuguesa: fazer algo fora dos conformes, fora dos cânones do que devia ser, fazer música estranha e destacarmo-nos por isso”.

Os bracarenses, que passaram do folk para uma abordagem mais eletrónica, estão a colher os frutos pela inovação. “Lo-fi Moda foi extremamente bem recebido pela crítica, mesmo configurando uma inegável ruptura face ao produto anterior. E evidenciou mais ainda a capacidade destes meninos se afirmarem em Portugal como um grupo ainda novo, ainda que cheios de margem para progredir; alcançar tudo isso e ainda desbravar trilhos nunca antes musicados, assumindo-se reis e senhores de um nicho só deles? Está feito, com mestria”, refere o website cultural Comunidade Cultura e Arte.

Camané, Ana Bacalhau e Orelha Negra foram alguns dos nomes sonantes da música nacional que lançaram álbuns em 2017 e que foram superados pelos bracarenses.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista