Destaque Vila Verde

Vila Verde. PS elogia incentivos do Governo para a “agricultura familiar”

Redação
Escrito por Redação

O novo Estatuto para a Pequena Agricultura Familiar estará em vigor em 2018 e irá consagrar direitos como o acesso prioritário a fundos comunitários e um regime fiscal “mais favorável” para os pequenos agricultores, anunciou hoje o Governo, e o Partido Socialista de Vila Verde congratula a medida prenunciando que “terá um grande impacto em Vila Verde”.

Nos últimos 20 anos, segundo o Governo, tem desaparecido um elevado número de pequenas explorações, fixando-se atualmente em cerca de 284 mil explorações qualificadas como familiares, que representam 93% do número total de explorações e 49% da superfície agrícola útil.

“O mundo rural vivo exige pessoas e para que as pessoas nele vivam têm de ter condições dignas. E é através deste estatuto que queremos melhorar um pouco as condições de vida deste segmento tão importante da nossa agricultura”, afirmou o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Em nota de imprensa, os vereadores do PS de Vila Verde falam do “impacto social muito superior à importância económica” e alertam para o destino deste novo estatuto: “a população rural que ocupa territórios cujo despovoamento se tem acentuado nas últimas décadas”.

“A pequena agricultura terá acesso prioritário às medidas de apoio da União Europeia, seja no investimento, seja outras medidas de apoio ao rendimento”, indica o PS, alertando também para a legislação “mais simples” no que diz respeito às normas de higiene e segurança alimentares.

Esta medida pretende também “facilitar o acesso aos mercados locais e introduzir medidas de apoio nesse sentido”.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação