Cultura

Cultura. Júlio Pereira abre o ano em Ponte de Lima

DR
Redação
Escrito por Redação

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, abre 2018 com o concerto de Júlio Pereira, recentemente galardoado com o Prémio Pedro Osório da Sociedade Portuguesa de Autores, que irá apresentar o seu novo trabalho, Praça do Comércio, às 21h30 do próximo sábado, dia 6 de Janeiro, acompanhado por Sandra Martins, Pedro Dias e Miguel Veras.

Sobre Praça do Comércio, o novo trabalho discográfico de Júlio Pereira, recentemente lançado, é apresentado nos formatos LP e CD. O vinil — com capa em formato gatefold — foi tornado num objecto de arte, sem texto, apenas contendo as ilustrações originais que Carlos Zíngaro criou para todos os temas do álbum. Uma edição limitada a 1.000 exemplares numerados.

Do CD faz parte um livro de 112 páginas (em português e inglês), com textos de Rui Vieira Nery, Manuel Morais, João Luís Oliva e Nuno Cristo, contendo ainda um guia de acordes e partituras.

O instrumento protagonista deste 22º disco de autor é o cavaquinho e onde, pela primeira vez, Júlio Pereira toca o seu parente Madeirense – o braguinha. Nele participam, além dos músicos que habitualmente o acompanham – Miguel Veras e Sandra Martins – vários instrumentistas de que se destacam, o canadiano James Hill (ukulele), José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Jóia (viola) e Norberto Gonçalves da Cruz (bandolim). Colaboram, ainda, com as suas vozes, António Zambujo, Olga Cerpa (Espanha), Chney Wa Gune (Moçambique), Luanda Cozetti e outros. Decorrente deste trabalho Júlio Pereira preparou um novo concerto que se chama “Praça do Comércio em…”, no presente caso "Praça do Comércio em Ponte de Lima".

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação