Editorial Opinião

Editorial. 2 anos de V mas os R’s é que estão a dar!

O V fez dois anos no passado dia 13. Dois anos em que imprimimos 104 edições de um jornal que nasceu com a vontade de marcar a diferença em Vila Verde. De contrariar a tendência que havia no concelho, das letras impressas serem conivente com um certo grupo de “amigos”, da tinta gasta ao sabor dos interesses particulares de alguns. O mais melodramático nisto tudo, é que a imprensa que havia na altura era suportada financeiramente em grande parte pelo erário público (ainda o é). Quisemos com o V criar incómodo, falar do que ninguém falava, ir ao encontro das belas histórias de vida de tantas individualidades de Vila Verde (as nossas 104 centrais), destacar também desportistas alheios à notoriedade (Vsport) e estar presente. Sempre presente, actual e no lado da população. Criamos manchetes que mais ninguém ousaria escrever, mas que depois outros embalavam no caminho (somos o ‘salvoconduto’). Fizemos manchete do presidente da Câmara de Vila Verde detido pela PJ quando outros órgãos de comunicação social falavam em “presidente da câmara ouvido pela PJ”; fomos forçados a reiterar, passados 6 meses da sua detenção, que continuava arguido para repor a verdade, quando o jornal ‘O Vilaverdense’ destacava “ Última hora (Oficial): António Vilela sem acusação e sem medidas de coacção”, a duas semanas das eleições autárquicas.

Em meados do ano passado começamos a “entrar” em Braga, e este ano vai ser o ano da consolidação na cidade dos arcebispos. Estamos a preparar mudanças radicais quer na versão impressa quer ao nível de conteúdos na versão online. Para breve!

Os R’s estão a ganhar forma (mais) em Vila Verde. Rui Silva apoiou o “cavalo” certo nesta luta pela liderança do PSD, e sai com a sua posição reforçada na concelhia ao ver o seu apoiado Rui Rio vencer o duelo contra Santana Lopes. Poderemos antever Rui Silva como candidato a presidente da Câmara de Vila Verde em 2021? Onde encaixa Júlia Fernandes? A ala fernandista ao escolher apoiar Santana Lopes terá criado um ruptura interna no partido a nível concelhio? Estará 2021 comprometido?

Para quando um bloqueio com um cordão humano na EN 101? Chega de mortes nas nos estradas! Luísa, a redação do V está solidária com a tua dor e da tua família. Muita força neste momento tão difícil que estás a atravessar…

Comentários

Acerca do autor

Paulo Moreira Mesquita

Paulo Moreira Mesquita

Diretor Semanário V