Destaque Vila Verde

Saúde. Farmácias e IPSS apoiaram mais de 100 famílias em Vila Verde

Redação
Escrito por Redação

A Vereadora da Ação Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, procedeu no dia 25 de janeiro à entrega do Certificado “Farmácia Solidária”, às farmácias do concelho de Vila Verde que aderiram ao Protocolo Medivida.

Este protocolo, promovido pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Verde e estabelecido entre o Município de Vila Verde, as farmácias aderentes, Farmácia Ribeira do Neiva, Farmácia do Prado, Farmácia Universal; Farmácia Costa Macedo, Farmácia Fátima Marques e Farmácia Medeiros, e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), Casa do Povo de Ribeira do Neiva, Centro Comunitário de Prado, tem sido ao longo destes anos, um exemplo notável de trabalho em rede e parceria.

No coração do projeto vive a solidariedade das farmácias aderentes, que contribuem anualmente com uma verba destinada à aquisição de medicação para pessoas que apresentam problemas de saúde e que se encontram numa situação de fragilidade económica.

Além do acesso à medicação, estas famílias beneficiam do apoio das equipas de atendimento e acompanhamento social, que fazem parte das IPSS envolvidas no Projeto.

À semelhança dos anos transatos o balanço anual continua a ser positivo. No ano 2017, as farmácias doaram às IPSS´s o valor global de 2.000,00 € (dois mil euros), que permitiu, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2017, resposta a 64 pedidos de ajuda com medicação, a que correspondem 102 prescrições médicas.

O rigor e a transparência no acompanhamento social de cada caso, a colaboração eficiente das IPSS e o contributo, quer económico, quer de articulação, das farmácias aderentes, contribuem para que este Projeto ganhe força e sustentabilidade para mais um ano Medivida.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação