Braga

Braga. 150 atletas remaram na Cidade Europeia do Desporto

Partilhe esta notícia!

Decorreu este domingo (18) no Pavilhão da EB 2,3 Francisco Sanches, a segunda etapa do Circuito Nacional de Remo Indoor, uma atividade inserida na programação da Braga Cidade Europeia do Desporto (CED) 2018.

A competição contou com a participação de mais de 150 atletas provenientes de vários pontos do país, que durante quatro horas lutaram por um lugar no pódio, numa prova marcada pela grande exigência física.

Com a abertura do circuito a atletas federados e não federados de vários escalões etários, a Federação Portuguesa de Remo conseguiu atrair mais participantes para este desporto e, quem sabe, fazer com que alguns praticantes de remo indoor possam um dia ser praticantes de remo na água.

Foi um orgulho fazer parte deste grande evento que é a CED 2018 e esperamos voltar com muitos mais atletas e por muito mais tempo.

Para António Fortuna, da Federação Portuguesa de Remo a prova de Braga superou todas as expectativas. “Foi um orgulho fazer parte deste grande evento que é a CED 2018 e esperamos voltar com muitos mais atletas e por muito mais tempo”, sustentou o dirigente.

O remo indoor há muito que deixou de ser apenas uma ferramenta de treino dos remadores-de-água, sendo que os equipamentos utilizados podem ser encontrados em diversos espaços, nomeadamente em ginásios, clínicas de reabilitação, escolas, universidades e boxes de CrossFit em todo o mundo. A primeira competição de remo indoor aconteceu em 1982 e, desde altura, este desporto não parou de crescer, com centenas de competições a decorrerem anualmente em todo o mundo.

As competições de Remo Indoor têm tido um enorme crescimento nos últimos anos e estava na hora de dar a Braga o selo oficial de cidade onde também se pratica esta modalidade.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e da Juventude do Município de Braga, realçou a importância da prova que ajudou a colocara modalidade de remo indoor no mapa do desporto nacional. “As competições de Remo Indoor têm tido um enorme crescimento nos últimos anos e estava na hora de dar a Braga o selo oficial de cidade onde também se pratica esta modalidade”, referiu a vereadora.

Mais de 200 atletas na prova de Duatlo Cross

O fim-de-semana de programação da CED 2018 ficou ainda marcado pela realização do Campeonato Nacional de Duatlo Cross, realizado no Domingo, dia 18 de Fevereiro. Constituída por percurso de corrida e bicicleta BTT, esta prova de estafetas foi mais um marco no calendário da CED.

Mais de 200 atletas participaram neste evento organizado pelo Município de Braga em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal. O Campeonato Nacional de Duatlo Cross teve início às 10h00 da manhã no Complexo da Rodovia, onde os participantes iniciaram o primeiro segmento da corrida com duas voltas ao percurso, num total de cinco quilómetros de prova. Seguiu-se a etapa de ciclismo com uma extensão de 17,5 quilómetros. Esta prova de duatlo finalizou com o segundo segmento de corrida, numa distância total de 2,5 quilómetros.

As provas destinaram-se a atletas federados e não federados, existindo uma prova aberta a todos os interessados que, desta forma, tiveram oportunidade de participar num evento desportivo de nível nacional e de comprovar a capacidade de organização da cidade que reforçou a sua imagem como boa anfitriã.

Comentários

topo