Braga

Ensino. Cientista distinguido durante 44.º aniversário da UMinho

Partilhe esta notícia!

No âmbito das comemorações do seu 44.º aniversário, a Universidade do Minho entregou o Prémio de Mérito Científico 2018 ao investigador José González-Méijome. Esta distinção é atribuída anualmente a um docente que se tenha destacado pela sua atividade de investigação. O premiado deste ano é professor catedrático da Escola de Ciências e coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab).

“Sinto-me honrado com este reconhecimento que se deve ao trabalho realizado por uma equipa de elevada qualidade. Será um bom estímulo para prosseguirmos o nosso caminho, que queremos que seja construído de muitos sucessos. A minha grande ambição é contribuir para consolidar na UMinho um centro de excelência em Ciências da Visão. Esta área abarca um conceito muito alargado que vai além da optometria, envolvendo a perceção visual, a instrumentação e outros domínios explorados no Centro de Física da academia. Gostaria muito de ter no futuro tudo isto consolidado num centro de referência a nível internacional”, diz o investigador laureado.

Nascido há 41 anos em Lalín, na Galiza (Espanha), González-Méijome diplomou-se em Ótica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela e doutorou-se em Ciências pela UMinho, onde leciona há 17 anos e é professor catedrático. Nesta academia, coordena o CEORLab, o doutoramento em Optometria e Ciências da Visão e o Departamento de Física. Já foi vice-presidente da Escola de Ciências e diretor do mestrado em Optometria Avançada.

Em 2016 foi eleito como Optometrista Internacional do Ano e tornou-se igualmente o primeiro membro honorífico da Sociedade Galega de Optometria Clínica. É, ainda, editor-chefe do “Journal of Optometry” e membro do comité editorial das revistas “PLOS One” e “BioMed Research International”. Além disso, é avaliador do Diploma Europeu de Optometria do European Council of Optometry and Optics e vice-chair educacional da European Academy of Optometry and Optics. Soma mais de 350 comunicações, 140 artigos científicos na plataforma “ISI Web of Science”, 20 capítulos e três livros editados.

Dez cientistas distinguidos pelo seu percurso académico

O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a dez professores da UMinho. Foi lançado em 2009, tendo destacado desde então o trabalho de Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), além de González-Méijome.

Comentários

topo