André Almeida Opinião

Opinião. Razão vs Emoção! Qual ganha?

André Almeida
Escrito por André Almeida

Com certeza já ouviu falar na expressão Razão versus Emoção, certo? Como se de um duelo de titãs se tratasse, estes contrastes estão presentes na nossa vida. Seja na vida sentimental ou profissional lá está ela: a razão em combate com a emoção.
A emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem-estar, na alegria momentânea, na oportunidade. Esta mesma emoção faz-nos sorrir, chorar, enfim, é o sentimento que está à flor da pele.
Por outro lado temos a razão. Agir com a razão é pensar nos prós e contras, nas alternativas, no amanhã, nas consequências de uma decisão. A razão coloca-nos um travão e diz-nos “É melhor arriscar com cautela e medir as consequências dos nossos atos”.
E o leitor? É razão ou emoção? Quantas vezes viveu este conflito no trabalho ou na vida pessoal? Quantas vezes já perdeu o sono tendo que escolher entre esses dois sentimentos?
A vida é feita de escolhas e em cada uma delas há sempre este duelo entre razão e emoção, consciência e coração, e muitas vezes é necessário abrirmos mão de um deles.
As escolhas não são nada fáceis. Muitas vezes adiámos esta decisão por medo de sofrer ou de nos arrependermos no futuro. As próprias decisões e o momento/tempo de as tomar por vezes influenciam e dificultam este processo, daí que seja necessária ponderação e por vezes aconselhamento.
Daí fica o conselho. Neste dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, pondere para pensar mas também amar! Aja com Emoção mas sem nunca perder a Razão!

Comentários

Acerca do autor

André Almeida

André Almeida

Consultor de Marketing