Destaque

Economia. Vila Verde tem quatro empresas “PME Excelência”. Três são em Prado

Partilhe esta notícia!

São quatro as empresas sediadas no concelho de Vila Verde que foram esta terça-feira distinguidas no Pavilhão Multiusos de Gondomar com o Prémio Excelência PME’s, atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, para o ano de 2017.

Cool Cotton, Isaac Pedroso, Moniz Dias e TipoPrado são os quatro nomes, todas em zonas junto ao rio Cávado, a sul do concelho.

Em Prado, a empresa Cool Cotton, adquirida em 2014 pela têxtil barcelense Cordeiro & Campos, foi uma das distinguidas.

Com cerca de 30 costureiras que produzem roupa e acabamentos para marcas de alta custura internacional, a empresa, que ainda funciona como uma “unidade de confeção adicional” da casa mãe, em Barcelos.

Reconhecida pela qualidade de serviço, recebe a distinção numa altura em que estará para breve a laboração no pavilhão a construir em Oleiros, investimento da empresa de cerca de 2 milhões de euros.

Showroom da Cordeiro & Campos, sede da Cool Cotton (c) Portugal Têxtil

Também a Isaac Pedroso, especializada em transporte de mercadorias por via rodoviária e com sede em Prado, foi distinguida com o galardão.

A TipoPrado, empresa especializada na impressão e encadernação, que aposta agora na área das embalagens em cartolina, recebe pela terceira vez o galardão que certifica a qualidade.

Contactado pelo V, o gerente da TipoPrado reconhece que este galardão distingue as empresas pela qualidade dos serviços prestados, e que “ao invés de quatro, houvesse 40” empresas no concelho de Vila Verde.

Atualmente com 24 colaboradores, a empresa faturou 2 milhões e 400 mil euros no ano de 2017, investindo 500 mil euros durante os últimos dois anos, exportando agora em força para o mercado espanhol, diz Francisco Viana.

“Era uma garantia de qualidade e de existência de emprego, caso fossem muitas mais empresas a constar na lista”, aponta o empresário, temendo a desertificação de outras zonas do concelho caso não haja “um tecido forte empresarial”.

Francisco Viana na modelagem (c) TipoPrado

“As empresas garantem emprego, o que garante que a população se fixe nas zonas à volta delas. Pelo menos é assim que eu penso”

Por fim, a Moniz Dias, empresa dedicada à tecnologia industrial, com sede no Alívio, em Soutelo, foi a quarta empresa do concelho a ser distinguida com este prémio, apoiado pelo Ministério da Economia.

A grande maioria das PME Excelência 2017 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 1947 distinguidas em todo o país, pouco menos de uma centena são micro empresas, enquanto as de média dimensão representam pouco mais de 1/4 do total de empresas premiadas com o estatuto.

Comentários

topo