Têm sido dias complicados para os Bombeiros de Vila Verde, com mais de uma dezena de incêndios a deflagrarem nos últimos três dias, a maior parte fruto de queimadas descontroladas.
Através das redes sociais, a corporação avança que “nos últimos dias” tem existido um “aumento descontrolado de situações de incêndios cuja origem pode estar associada a uma utilização errada das queimas e queimadas”.
Segundo os BVVV, a operação de queimada é uma ferramenta que pode ser usada para gestão de combustível [queimar ramos, folhas e outros detritos naturais] na floresta e no espaço rural, mas “deve ser executada cumprindo a legislação existente”.
“Técnicos especializados ou equipas de bombeiros a salvaguardar as faixas de segurança e as medidas de autoproteção” é o recomendado pela lei, e a forma de evitar “que desta manobra [queimada] possa surgir um incêndio florestal”.
Recorde-se que ainda esta sexta-feira, em Ponte São Vicente, os BVVV fizeram uma queimada controlada de acordo com a lei, em parceria com a junta de freguesia, à qual o V assistiu. Também esta segunda-feira, a corporação realiza nova gestão de combustível na Vila de Prado.
Comentários
