Braga

Prevenção. Braga quer juntas de freguesia com unidade local de Proteção Civil

(c) Sérgio Freitas / CM Braga
Redação
Escrito por Redação

O Município de Braga, através da sua divisão de Proteção Civil, está a realizar reuniões com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho com o objetivo de sensibilizar para a criação de Unidades Locais de Protecção Civil nos seus territórios. Com estes encontros, o município pretende ainda aproximar os vários níveis de intervenção territorial em matéria de proteção civil.

“Os autarcas das freguesias são um meio privilegiado de contacto com a população, pelo que estas reuniões têm servido não só para explicar o papel da protecção civil municipal e dos seus vários níveis de actuação, como também para os sensibilizar para a importância de terem nos seus territórios unidades de Proteção Civil”, salienta Firmino Marques, que tutela o Pelouro da Proteção Civil.

A Unidade Local de Proteção Civil de S. Victor foi a primeira a ser constituída no concelho de Braga. Segundo Firmino Marques, durante os encontros realizados já “vários presidentes de Junta manifestaram interesse de constituir as suas unidades, à semelhança do que fez S. Victor”.

Criadas no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil, as Unidades de Proteção Civil têm entre as competências das Unidades Locais estão a criação de mecanismos de articulação e colaboração com todas as entidades públicas e privadas que concorrem para o sistema de protecção civil, a promoção de acções de sensibilização ou o apoio à reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afectadas por acidente grave ou catástrofe.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação