Vila Verde

Agricultura. Governo aprovou requalificação do regadio Sabariz/Cabanelas

Fernando André Silva

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresentou hoje em Vila Franca de Xira o Programa Nacional de Regadios, que contempla a empreitada Sabariz/Cabanelas, sendo a única a construir na região do Minho e que deverá rondar um investimento total de 7 milhões de euros.

A construção da estação elevatória que vai gerir o regadio que atravessa o concelho de Vila Verde já foi colocado em concurso público com preço base de 1 milhão e 300 mil euros.

Foi também colocada a concurso público, no valor de 80 mil euros, a fiscalização e coordenação de segurança da empreitada da rede de rega, que vai ter uma extensão de 21 quilómetros e respetivos órgãos de proteção, comando e sistema de automação e controlo.

O concurso abriu no início de fevereiro e tem data de fecho para a próxima quarta-feira. Após aprovada a empresa que vai ficar de construir a empreitada, a mesma tem um prazo de conclusão de 360 dias após o início das obras.

A requalificação passa pela construção da Estação Elevatória do Bloco de Cabanelas que ocupa uma área total de 33,0 m por 20,00 m e compreende 3 estruturas principais: tomada de água, edifício da estação elevatória e estrutura de apoio dos reservatórios hidropneumáticos e dos filtros de malha.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista