Vila Verde

Vade. Festival do Vinho arranca esta noite com oferta para toda a família

(c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Arranca esta noite a segunda edição do Festival do Vinho da União de Freguesias do Vade, em Vila Verde, e para além do vinho verde para todos os gostos, este ano há insufláveis para as crianças, pão com chouriço, broas caseiras e as típicas papas de milho, tradicionais na região, para além do bagaço para os mais ‘duros’.

Carlos Cação, presidente da junta, salientou ao Semanário V que esta é “uma forma de valorizar o que de bom sabemos fazer nestas terras”. “Temos cerca de uma centena de pessoas envolvidas na organização deste evento que agrega várias associações e instituições das diferentes freguesias que compõe a União do Vade”, salienta o autarca, explicando que “também as crianças da escola vão ter uma barraca para angariação de fundos.

Como novidades em relação ao ano passado, para além deste ano ser dividido em dois dias, há ainda o espumante de vinho verde.

“Estamos a promover o vinho da região como âncora de desenvolvimento da economia, e também para ajudar os produtores que trabalham todo o ano. É uma forma de mostrarem o produto e de serem incentivados a continuar a produção”, disse ao V.

Quanto aos produtores, cada um tem direito a um “vasilhame idêntico”. “A junta forneceu o vasilhame com 30 litros para cada produtor, mas podem reabastecer”, diz Cação, que espera que se atinja mais de 600 litros vendidos pelos produtores.

O Festival do Vinho do Vade arranca esta noite pelas 21h no pavilhão multiusos situado na Portela do Vade, em Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista