Braga

Cidades. Ricardo Rio esteve em Viena para falar da adaptação de Braga à nova economia

(c) CM Braga
Redação
Escrito por Redação

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi um dos oradores presentes na conferência ‘Urban Future’, que decorreu em Viena entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março. ‘Urban Future – Global Conference’ é um dos maiores eventos internacionais dedicados às cidades, que contou com mais de três mil pessoas de 400 cidades de todo o mundo.

O autarca bracarense interveio no painel intitulado ‘How new production and new jobs are (and will be) shaping cities’ (como os novos empregos e meios de produção estão a moldar as cidades). Além de Ricardo Rio, intervieram neste painel responsáveis de Amesterdão, Barnsley e Viena. O objectivo desta intervenção foi apresentar o modelo de desenvolvimento económico de Braga, mostrando que é um “exemplo internacional de adaptação à nova economia”.

O Edil elaborou uma contextualização histórica da Cidade e de que forma os últimos quarenta anos foram influenciados pelo desenvolvimento da Universidade do Minho. Dentro desse contexto, foi explicado que sobretudo partir de 2013, a Cidade “uniu-se em torno de um objectivo comum, que ficou espelhado no Plano de Desenvolvimento Estratégico para Braga e, desde então, todos os agentes da Cidade, desde o Município, as empresas, as universidades e as unidades de investigação, com especial destaque para o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, têm actuado como parceiros na estratégia de desenvolvimento da cidade, onde cada um tem bem presente o seu papel”.

O presidente da Câmara de Braga referiu que ter os diferentes parceiros alinhados na mesma visão estratégica tem sido fundamental para valorizar o conhecimento, criar novos empregos e captar novos investimentos, dando os exemplos da Bosch, Accenture, Fujitsu, OutSystems ou, como ainda esta semana foi anunciado, da Farfetch. “De Braga para o Mundo tem sido bem mais do que um ‘slogan’ e a abertura que se iniciou em 2013 tem sido fundamental para captar novos empregos nestas áreas mais tecnológicas”, referiu Ricardo Rio.

“A atracção da juventude continua a ser uma prioridade para o Município e isso só é possível com esta atitude concertada entre os agentes da Cidade”, expôs o Autarca, salientando que “é também fundamental dotar a Cidade de condições para a qualidade de vida dos cidadãos nas mais diversas áreas, seja em áreas tão díspares como a mobilidade, a cultura ou o ambiente. Braga é uma cidade comprometida com a sustentabilidade entre gerações, e estão a ser criadas as condições necessárias para ser uma referência em diferentes áreas, seja no turismo, no comércio ou na indústria”, concluiu Ricardo Rio.

Durante três dias, cerca de duas centenas de oradores de autarquias, empresas, governos e institutos públicos discutiram as problemáticas que afectam as cidades. Ricardo Rio participou ainda numa sessão promovida pela London School of Economics para autarcas, bem como na recepção oficial na Câmara Municipal de Viena. Além disso, participou também na reunião do Comité Executivo da EUROCITIES.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação