Vila Verde

Erasmus+. Vila Verde recebeu professores de toda a Europa

Redação
Escrito por Redação

Cerca de 35 professores e técnicos de orientação profissional oriundos de vários países europeus estiveram reunidos na EPATV, para uma “formação-ação” sobre o estado da arte no que respeita a políticas públicas de formação profissional inicial e contínua na Europa.

Vindos de países como Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Turquia ou Lituânia, os profissionais do ensino abordaram práticas e técnicas utilizadas na orientação vocacional dos alunos e deixaram recomendações sobre como deverá ser ajustada a orientação nas escolas e centros de formação através do Centro Qualifica.

Portugal esteve representado pela EPATV, através do Serviço de Psicologia e Orientação, do Centro Qualifica e do Observatório de Empregabilidade, tendo sido partilhados instrumentos, documentos e metodologias usadas em Portugal para a orientação de jovens e adultos e a definição dos seus planos de carreira.

Esta formação decorre da participação da EPATV num projeto internacional ERASMUS +, financiado com o apoio da União Europeia. O projeto em causa – EROVET – promove a empregabilidade através da criação de um grupo de investigação em formação profissional e é um projeto de dois anos que teve início em outubro de 2017 e que pretende, para além da publicação do Livro Branco da Orientação Vocacional, criar uma bolsa de emprego à escala europeia, e uma rede de parceria para a mobilidade de estudantes de formação profissional, jovens ou adultos, garantindo parceiros com padrões de qualidade, quer no acolhimento, quer no desenvolvimento de estágios no estrangeiro.

A próxima reunião será em maio, em Ankara, na Turquia.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação