Braga Cultura Destaque

Património. Burrinha de Escariz vai inspirar estátua no centro de Braga

Fernando André Silva

A tradicional “procissão da burrinha”, durante a Semana Santa de Braga, inspirou o executivo da Junta de Freguesia de S. Vítor, em Braga, a propor a criação de uma estátua no centro de Braga.

O anúncio foi feito ontem por Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Vítor, durante a apresentação da procissão “Vós Sereis o Meu Povo”, mais conhecida como “procissão da burrinha”, que se realiza na noite de quarta-feira antes da Páscoa e pretende juntar mais de mil figurantes por entre os 22 quadros bíblicos recriados.

Segundo Ricardo Silva, vai haver uma tentativa de financiar o projeto da escultura através do “Orçamento Participativo”, e já foram encetadas conversações com o escultor bracarense Alberto Vieira que terá aceitado o repto. O local pretendido para a estátua é no largo da Senhora-a-Branca.

Note-se que nesta procissão, Maria segue em cima de uma burrinha verdadeira, o que terá dado o nome à forma popular de apelidar a procissão que o Cónego Melo não gostava.

Como nota de curiosidade, as burras que têm participado nestas procissões durante os últimos anos são criadas por Francisco Ferraz, em Escariz São Mamede, no concelho de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista