Destaque Vila Verde

Vila Verde. Erro na construção de estrada impede entrada em café sempre que chove

Entrada do café Ponto de Encontro (c) Aboim da Nóbrega / Facebook
Fernando André Silva

Sempre que chove com maior intensidade, voltam os problemas de acesso a um estabelecimento comercial em Aboim da Nóbrega, fruto de erros técnicos durante a construção da Estrada Municipal (EM) 548 à face daquele café, situado entre a fronteira dos concelhos de Vila Verde e Ponte da Barca.

Uma inclinação no piso da estrada mesmo junto à entrada do café Ponto de Encontro transforma metade da via e ainda o acesso para o interior num autêntico lago pela má drenagem das águas da chuva.

(C) FAS / SEMANÁRIO V

Os proprietários não podem corrigir o declive que vem desde o centro da via municipal por ser de intervenção pública e já reuniram com Câmara de Vila Verde e com a junta, obtendo várias promessas de resolução… mas continua tudo igual.

A questão já tinha sido levantada pelo Semanário V no final de 2017, com os proprietários a reclamar a resolução de um problema que dura há mais de dez anos.

Hortelinda Pinheiro, proprietária do estabelecimento, explicou que “quando fizeram as obras deixaram a estrada mal feita, inclinada para a entrada do café”.

“Cada vez que vem um bocado de chuva junta-se ali uma piscina e os clientes que cá estão não conseguem sair, e os que querem entrar dão meia volta e vão embora porque não dá para passar”, refere Hortelinda, revelando que já falou com o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e que até hoje, “nada”.

Na altura, o executivo da junta liderado por João Fernandes, que foi entretanto reeleito, explicou que é necessária a autorização da Câmara de Ponte da Barca, porque os tubos de escoamento das águas pluviais vão desaguar àquele concelho, a poucos metros de onde está o café.

O autarca também disse que no início de 2018 o problema seria resolvido, mas continua tudo igual, causando indignação nos clientes daquele espaço. O V tentou contactar João Fernandes mas não foi possível até ao momento.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista