Destaque Vila Verde

Cervães. Hélder Forte e Marcelo Rebelo de Sousa juntos por causa solidária

Fernando André Silva

Hélder Forte, presidente da Junta de Cervães, concelho de Vila Verde, foi um dos convidados para um almoço levado a cabo pela Câmara de Oliveira do Hospital, como forma de agradecer o envio de bens e comida para as populações afetadas pelos incêndios de 2017. Marcelo Rebelo de Sousa também esteve no almoço e trocou algumas impressões com o jovem autarca cervanense.

Ao Semanário V, Hélder Forte explica que o convite foi dirigido a várias entidades que participaram na ajuda de recolha e envio de bens e alimentos, tendo sido selecionadas aquelas que participaram mais ativamente, como foi o caso de Cervães.

“A autarquia de Oliveira de Hospital fez o convite e o almoço realizou-se no passado domingo”, refere Forte, apontando a presença do Presidente da República como momento marcante, sobretudo devido às ideias que surgiram desse almoço. “Um dos projetos concretos que saiu desse almoço foi a ajuda da Altice, que vai colocar fibra ótica gratuita nas zonas afetadas”, referiu o autarca, satisfeito por ver “todos a ajudar”.

“Nestas situações toda a ajuda que se poder dar é pouca. Nós somos uma só freguesia e conseguimos colocar lá um camião TIR completamente carregado. Só tenho de agradecer ao povo de Cervães pelo patriotismo”, refere Hélder Forte, elogiando o povo português.

“Somos um país bastante solidário. E quando estamos envolvidos nestas causas não é para apregoar, porque ajudar está dentro de nós. É uma característica dos portugueses, a capacidade de reação às tragédias”, diz ainda Forte, revelando que em Cervães, “toda a gente ajudou”. “Desde comida, sementes, material de construção, ração, conforme nos pediram nós reunimos e levamos”, diz Forte, explicando que as associações, os comércios e particulares fizeram com que isto fosse possível.

Sobre a troca de palavras com Marcelo Rebelo de Sousa, que até deu origem a uma selfie, Hélder Forte refere que “foram trocadas algumas ideias”. “Disse-lhe que era de Cervães, em Vila Verde, e ele disse que conhecia bem. Acho que o Sr. Presidente conhece mesmo tudo”; finaliza Hélder Forte, entre risos.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista