Destaque Vila Verde

Bombeiros. Vila Verde recebe 400 ‘fanfarristas’ em desfile

Fanfarra da AHBVVV (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Vila Verde prepara-se para acolher em maio um dos maiores encontros de Fanfarras de Bombeiros da zona mais a norte do país. Com organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVVV), são esperados cerca de 400 “fanfarristas” por entre as dez fanfarras convidadas.

Joaquim Costa, um dos responsáveis pela Fanfarra da AHBVVV, explicou ao Semanário V que a ideia surgiu no âmbito da revitalizar a Fanfarra de Vila Verde. Os convites já foram direcionados a várias fanfarras de bombeiros e são esperadas centenas de elementos que prometem dar ‘música’ nas ruas de Vila Verde.

Ao V, Joaquim Costa explica que são esperados “cerca de 400 pessoas”. “São dez fanfarras no total e cada uma deve ter à volta de 40 elementos, mais alguns diretores e os familiares que vêm a acompanhar, vai juntar muita gente no centro de Vila Verde”, explica o coordenador, revelando também o programa.

“As fanfarras saem do Quartel da AHBVVV e vão pela Rua da Misericórdia, para depois descer pela nacional até ao centro da praça, onde estará montado o palco de honra. Cada uma das fanfarras vai atuar a solo, uma de cada vez, e depois regressam ao quartel pela rua da antiga adega”, diz Joaquim Costa.

A Fanfarra de Vila Verde tem neste momento cerca de 60 elementos, com 35 instrumentos de bateria e 24 de sopro.

Há também uma lira e pratos. Fundada nos anos 60, não será a primeira vez que Vila Verde recebe um encontro deste calibre. “Em 2013 tivemos o primeiro encontro, por isso este vai ser o segundo”, revelou Joaquim Costa.

Fanfarra de Vila Verde tem uma Lira, tocada habitualmente pelo bombeiro Diogo Vaz

Já Carlos Braga, presidente da AHBVVV, aponta que esta iniciativa honra a corporação e aquela associação humanitária, devido à importância histórica de ter uma fanfarra numa corporação de bombeiros. O presidente revelou ainda que, no mesmo dia – 6 de maio -, será ainda benzida a nova Viatura Florestal de Combate a Incêndios, adquirida em fevereiro último, entre outras surpresas de última hora que podem, entretanto, surgir.

Joaquim Costa (à frente) a coordenar a Fanfarra da AHBVVV (c) FAS / Semanário V

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista