Destaque Vila Verde

Vila Verde. Procura filho emigrado em Espanha que não vê há 18 anos

Foto de João Cerqueira tirada há 30 anos / (c) DR
Fernando André Silva

Um pedido de ajuda está a circular pelas redes sociais dos habitantes do concelho de Vila Verde, na procura de encontrar João Cerqueira, natural de Gondiães e agora com 56 anos, cujo último paradeiro conhecido é Madrid, em Espanha, de quem a família portuguesa não tem notícias desde o ano 2000.

O pedido foi originalmente partilhado por António Cerqueira, natural de Gondiães mas a viver em Mós, num apelo de encontrar o tio desaparecido em Espanha há 18 anos. A imagem a ilustrar a partilha é de um registo fotográfico de João tirado há 30 anos.

Ao Semanário V, o vila-verdense explica que foi um pedido feito pelo avô, António José Cerqueira de 81 anos, que está a braços com alguns problemas de saúde complicados e gostava de voltar a ver o filho brevemente.

“O meu avô gostava muito de o ver”, começa por referir o neto, apontando “Madrid” como último local onde o tio residiu. “Sabemos que trabalhava na área da restauração na capital espanhola e que deve ter pelo menos três filhos”, refere ainda António, explicando que nunca foi feito nenhum pedido às autoridades espanholas.

António José Cerqueira procura o filho João / (c) DR

“Tentámos através de algumas pessoas saber do paradeiro dele mas nunca conseguimos saber nada durante estes últimos 18 anos. Antes, ele já lá estava e esteve muitos anos sem voltar cá, até que voltou no ano 2000. Mas desde aí nunca mais”, diz ainda o neto, esperançado de realizar o pedido do avô.

“Peço que ajudem a tentar encontrar o meu tio. Se souberem de alguma pista por favor entrem em contacto connosco ou através deste jornal”, refere ainda o jovem vila-verdense.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista