Região

Alerta. Previsão de neve e granizo deixa Braga em aviso amarelo esta madrugada

(c) José Macedo
Fernando André Silva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira o distrito de Braga sob aviso amarelo devido à previsão da queda de neve em cotas acima dos 800 metros. O aviso tem início pelas 18h desta sexta-feira e está previsto terminar pelas 9h deste sábado.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou também hoje para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima para sábado e domingo, mas na região centro e sul.

A tempestade que se avizinha chama-se Hugo, segundo a definição acordada entre os serviços de meteorologia de Portugal, Espanha e França.

A Proteção Civil refere que a chuva vai ser persistente e pontualmente forte no sábado nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro, precipitação que vai diminuir a partir do final da manhã de domingo.

Já para Braga, e para além da neve esperada nesta madrugada, é esperado um sábado com chuva e vento forte, sendo previstas melhorias no domingo.

Face a esta previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas, bem como queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista