Região

Estudo. Ponte de Lima é a segunda melhor vila do país

Ponte de Lima
Fernando André Silva

A vila de Ponte de Lima ocupa o 38.º lugar por entre os concelhos analisados no Portugal City Brand Ranking, estudo elaborado pela Bloom Consulting, sendo a segunda vila do país mais bem colocada no ranking. A vila da Nazaré, da zona centro, ocupa o primeiro lugar a nível nacional após ter escalado no último ano em termos turísticos.

Na zona norte, Ponte de Lima é mesmo a melhor vila e o 13.º concelho mais bem classificado, à frente de Vila Nova de Famalicão, Espinho ou Penafiel, tendo subido um lugar em relação a 2016, ultrapassando este ano Santa Maria da Feira.

Segundo o estudo anual daquela consultora publicado durante este mês de março, que avalia a procura por três categorias – negócios, visitar e viver – a vila limiana é o oitavo local no norte com mais procura turística, sendo a 13.ª a nível de negócios e a 19.ª a nível de viver.

A nível da zona norte, as três cidades do topo da tabela mantém os lugares cimeiros de 2016 – Porto, Braga e Vila Nova de Gaia, sendo Matosinhos agora a terceira cidade do norte com mais procura em termos turísticos, ultrapassando Guimarães.

A Bloom Consulting baseia este estudo anual, Portugal City Brand  Em cada edição, são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) para a formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.

Este estudo é composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2 e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista