Braga Cultura

Cultura. Mosteiro de Tibães com “masterclasses” internacionais de Música

Redação
Escrito por Redação

O Mosteiro de Tibães serviu de palco, no passado fim de semana, a masterclasses Internacionais de Música, preenchendo deste modo uma necessidade pedagógica e cultural da cidade de Braga. Este ano foram realizadas na sua primeira edição, com a presença de artistas e pedagogos de primeiro nível internacional, oriundos de diferentes países tais como Polónia, Portugal, Rússia e Uruguai, mas todos ligados a Braga por laços profissionais e afectivos.

Estas aulas magistrais contaram com a presença de formadores, nomeadamente o violoncelista Pavel Gomziakov (Rússia), o contrabaixista Nuno Arrais (Portugal), o violetista Mateusz Stasto (Polónia), o guitarrista Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai) e o clarinetista Vítor Matos (Portugal), todos docentes da Universidade do Minho.

As aulas decorreram naquele fascinante monumento histórico do Norte de Portugal, em salas de grande qualidade acústica e estética, situado num entorno natural excepcional, onde os alunos, provenientes de Espanha e de Portugal, puderam trabalhar com os professores o repertório escolhido nos seus aspectos musicais e técnicos.

O concerto de encerramento, oferecido pelos estudantes participantes nas actividades lectivas, foi de alta qualidade artística e de uma variedade musical que cativou o numeroso e entusiasta público presente, criando uma atmosfera ideal para os jovens músicos.

Todas as actividades foram organizadas conjuntamente com a direção do Mosteiro de Tibães, representada por Maria Rufino, que acolheu esta proposta de forma impecável, oferecendo aos músicos as melhores condições possíveis, com a colaboração de Carla Dias. A direção pedagógica do evento esteve a cargo de Ricardo Barceló.

Os assistentes mostraram-se muito satisfeitos e manifestaram a sua vontade de participar em futuras edições deste evento. A organização espera que esta importante iniciativa cultural para a cidade de Braga tenha continuidade nos próximos anos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação