Braga

Braga. Adere-Certifica com mais dois produtos certificados

Redação
Escrito por Redação

O Organismo de Certificação com sede em Braga “Adere-Certifica”, conta agora com mais dois produtos tradicionais portugueses registados.  A certificação do bordado de Castelo Branco e da Viola Beiroa assinalaram o dia da Cidade do Município de Castelo Branco.

Segundo Teresa Costa, responsável por aquele organismo, foi uma “honra poder estar em Castelo Branco e certificar dois produtos de uma só vez, contando com a presença de todas as UPA’s/artesãos que já aderiram ao processo”.

Luís Correia, autarca, realçou a mais-valia que representa estas certificações, não só em termos culturais, como também em termos económicos, além de sublinhar o reforço da auto-estima dos albicastrenses.

“O bordado, mais do que um património, é uma marca e uma referência para Castelo Branco. É também uma oportunidade para o futuro, uma vez que também aposta na inovação, tendo já com cinco UPAS’s – artesãs – Augusta Gonçalves, Laura Ascenção, Oficina Bordado Castelo Branco; Fátima Catarino e Alice Gordino”, refere Teresa Costa.

Já em relação à certificação da viola beiroa, é instrumento musical típico da região da Beira Baixa e que esteve em risco de se perder definitivamente, produzido em todo o país, a sua IG é por isso extensível a todos os construtores nacionais. Assim contamos com uma delegação de construtores de Braga – Alfredo Machado; Artimúsica e APC, e uma UPA’s de Castelo Branco – Albiviola.

São já 11 os produtos certificados em Portugal Continental, sob a responsabilidade da ADERE-Certifica – Organismo de Cerificação que garante a qualidade e a tradição das artes tradicionais portuguesas.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação