Braga

Protocolo. Hospital e Câmara de Braga juntos no combate à obesidade

Redação
Escrito por Redação

O Hospital de Braga e a Câmara Municipal de Braga assinaram, hoje, um protocolo de cooperação que tem como principal objetivo o combate à obesidade através da promoção de atividades de índole física. A partir do mês de abril, os utentes do Hospital de Braga residentes no Concelho, com indicação de cirurgia de obesidade, serão encaminhados para programas desportivos municipais específicos de forma a que seja possível diminuírem o seu peso pré e pós intervenção cirúrgica.

Face ao aumento dos índices de obesidade a nível nacional e às suas inúmeras repercussões no que se refere à saúde da população e qualidade de vida dos cidadãos, o Hospital de Braga e o Município vão implementar, a partir do mês de abril, o Programa Municipal de Combate à Obesidade. De acordo com Olinda Marques, Diretora do Serviço de Endocrinologia, “a obesidade é uma doença crónica e constitui-se como um problema de saúde pública pelo que este Programa é uma mais-valia para o seu tratamento e prevenção”. O Hospital de Braga, para a área de Cirurgia de Obesidade, dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída pelo Serviço de Endocrinologia, Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Nutrição e Alimentação.

No seguimento do que já é promovido pelo Hospital de Braga, este Programa proporcionará um acompanhamento permanente no sentido de monitorizar o processo de evolução de cada utente, promovendo desta forma o sucesso no combate à obesidade.

Este é um Programa destinado a utentes com indicação de cirurgia de obesidade, sendo que “a cirurgia apenas é indicada para os utentes com obesidade mórbida, isto é, que tenham um Índice de massa corporal igual ou superior a 40,0 Kg/m2”, explicou Maia da Costa, médico responsável pela área de Cirurgia de Obesidade do Hospital de Braga.

Mafalda Noronha, Responsável pela Unidade de Nutrição e Alimentação do Hospital de Braga, destaca o envolvimento coletivo como um fator fundamental no processo que os doentes iniciam: “conseguirmos envolver os utentes em programas de exercício coletivo é importante porque estes motivam-se uns aos outros e, consequentemente, aumentam a sua motivação para atingir o objetivo final que é a perda de peso”.

Este programa, no entender de Sameiro Araújo, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, “é importante para o concelho, no ano em que ostentamos o título de Cidade Europeia do Desporto. É mais um contributo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos Bracarenses”, salientou a vereadora do Desporto e Saúde, durante a cerimónia de assinatura do protocolo.

João Ferreira, Presidente da Comissão Executiva deu especial enfâse às parcerias que têm vindo a ser celebradas entre as duas instituições ao longo dos anos. “Esta é mais uma das parcerias celebradas com o Município, que tem como ponto central a promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos bracarenses”, concluiu João Ferreira.

Neste Programa de promoção de hábitos de vida saudável e prática de Desporto, os utentes do Hospital de Braga vão integrar gratuitamente as sessões específicas do programa, a decorrer às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00, ou frequentar outros programas desportivos municipais, como o Centro Municipal de Marcha e Corrida, o Braga Activa, a hidroginástica, o ‘Mexe-te Braga’, entre outros.

Na assinatura de protocolo estiveram, ainda, presentes António Mesquita Rodrigues, Diretor do Serviço de Cirurgia Geral e José Luis Carvalho, Administrador Executivo do Hospital de Braga.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação