Braga

Braga. Campanha nacional de prevenção de incêndios passa por Sobreposta

Redação
Escrito por Redação

Por iniciativa do Governo, Braga recebe este Sábado uma acção de gestão dos combustíveis florestais no âmbito da Directiva Única de Prevenção e Combate aos Incêndios. A iniciativa irá decorrer na área envolvente aos moinhos de Portuguediz, no lugar da Lageosa, na freguesia de Sobreposta, numa acção coordenada pela Protecção Civil Municipal que contará com a presença da Equipa de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Cávado.

Entre as 09h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00, serão cerca de meia centena de pessoas envolvidas nesta jornada nacional de mobilização para a limpeza da floresta e prevenção de incêndios florestais, que é feita em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Com a execução desta faixa de gestão de combustível em Sobreposta – cerca de 2,85 hectares –, pretende-se reduzir os efeitos da passagem de um eventual incêndio florestal, protegendo de forma preventiva a zona edificada e de grande valor cultural dos moinhos de Portuguediz. Trata-se de um aglomerado populacional localizado em espaço rural, confinante com áreas agrícolas e florestais com extensão significativa e de difícil acesso quer a moradores quer aos meios de socorro.

Nesta área, para além das habitações, encontram-se diversos moinhos antigos que conferem uma enorme importância cultural e patrimonial, fazendo já parte, entre outras referências, do Programa Intermunicipal de Salvaguarda dos Sacro Montes que envolve os concelhos de Braga e Guimarães.

A limpeza dos matos constitui um passo fundamental para a existência de uma floresta mais resiliente e resistente ao risco de incêndio, que contribua para a vitalidade do mundo rural, que seja fonte de rendimento para as populações, e de fixação de emprego das populações.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação