Destaque Vila Verde

Estudo. Vila Verde sobe dois lugares no ranking nacional da Bloom Consulting

Fernando André Silva

O Município de Vila Verde subiu dois lugares no ranking Portugal City Brand, a cargo da Bloom Consulting.

Segundo os dados revelados no início deste mês de março, Vila Verde ocupa agora o 101.º lugar no ranking nacional (de entre 308 concelhos) e é o 35.º classificado do norte, tendo subido dois lugares.

Este ranking, baseado em três critérios – Viver, Negócios e Visitar – é mais sorridente ao concelho vila-verdense no que toca a Viver e a Negócios, ocupando o 36.º lugar da tabela dos municípios mais a norte. No entanto, a nível de Visitar (enfoque no turismo), Vila Verde ocupa o 41.º lugar.

A nível da zona norte, as três cidades do topo da tabela mantém os lugares cimeiros de 2016 – Porto, Braga e Vila Nova de Gaia, sendo Matosinhos agora a terceira cidade do norte com mais procura em termos turísticos, ultrapassando Guimarães.

Vizinha Ponte de Lima é a segunda melhor vila do país

Já os “vizinhos” da vila de Ponte de Lima ocupam o 38.º lugar nacional por entre os concelhos analisados no Portugal City Brand Ranking, estudo elaborado pela Bloom Consulting, sendo a segunda vila do país mais bem colocada no ranking. A vila da Nazaré, da zona centro, ocupa o primeiro lugar a nível nacional após ter escalado no último ano em termos turísticos.

Na zona norte, Ponte de Lima é mesmo a melhor vila e o 13.º concelho mais bem classificado, à frente de Vila Nova de Famalicão, Espinho ou Penafiel, tendo subido um lugar em relação a 2016, ultrapassando este ano Santa Maria da Feira.

Onda da Nazaré afundou Braga no ranking turístico

O Município de Braga desceu um lugar no ranking turístico anual da Portugal City Brand, a cargo da Bloom Consulting, ocupando agora o 9.º lugar como concelho a visitar, por entre os 308 do país. A descida de Braga deve-se à subida meteórica do concelho da Nazaré (subiu seis lugares) em relação a 2016.

Num ranking que pretende juntar três vertentes: turística, negócios e habitação – realizado por aquela consultora, Braga volta a ser considerada a quarta melhor cidade do país, mas perdeu fulgor para aquela que é considerada a terceira melhor cidade do país – Cascais – que cresceu no turismo e nos negócios e segurou o pódio no que a habitação diz respeito. Destaque para Braga que subiu ao quarto lugar no que toca a habitação.

Acaba mesmo por ser a vertente turística que impede que Braga possa ser considerada a terceira melhor cidade do país em termos gerais, estando esse lugar ocupado por Cascais. Esse município conseguiu mesmo ultrapassar Albufeira no ranking turístico, estando cinco lugares acima de Braga nesse prisma, o que se reflete nos resultados gerais.

Bloom Consulting analisa procura online

A Bloom Consulting baseia este estudo anual, Portugal City Brand Em cada edição, são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) para a formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.

Este estudo é composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2 e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista