Vila Verde

Diário do Caminho. “Dia 4 – O encontro com ‘José el peregrino'”

Redação
Escrito por Redação

Hoje foi, sem dúvida, um dia de muitos questionamentos, principalmente, para aqueles que já acordam cansados.

Estar no caminho é mais do que apenas andar. É uma rota cheia de descobertas, de surpresas, de encontros e desencontros. Hoje conhecemos peregrinos de várias nacionalidades, mas tocou-nos a todos um em especial.

José António Garcia Calvo conhecido por “José el peregrino” já caminha há 10 anos com uma única paragem de 4 meses. Com 110 mil quilómetros nas pernas e apenas 3 euros no bolso, ainda precisa de terminar o caminho de Santiago e rumar a Fátima para completar a promessa que fez à Virgem depois de sobreviver a um naufrágio perto da costa da Noruega e ter de nadar no meio dos cadáveres de todos os restantes tripulantes e amigos durante 10 horas. Vai cumprindo a sua promessa graças à bondade das pessoas que encontra. Assim, depois de jantar, o nosso grupo juntou algum dinheiro e dirigimo-nos até ao albergue do senhor com quem partilhamos um momento muito especial. Momentos especiais que surgem a todo o instante e que tornam estes dias inesquecíveis.

A história do nosso amigo José levou-nos a refletir sobre o verdadeiro sentido destes dias e da vida em si: “Afinal quais são as setas que orientam a nossa vida?”. É importante ter em conta que como depois de cada subida de sacrifício somos presenteados com vistas de tirar o fôlego, também na vida teremos momentos difíceis para ultrapassar e dos quais teremos algo positivo a reter.

Joana Cunha 12ºC

Diário do Caminho é da autoria da estudante Joana Cunha e retrata o percurso do Caminho de Santiago feito pelos alunos da ESVV, que iniciou nesta quarta-feira, dia 21 de março


Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação